Trétis
·27 de outubro de 2025
Sem Viveros e Renan Peixoto, Alan Kardec volta ao time titular do Athletico após três meses

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·27 de outubro de 2025

Com Kevin Viveros cumprindo suspensão automática pelo terceira cartão amarelo que recebeu no Atletiba e Renan Peixoto se recuperando de lesão sofrida em treinamento após a derrota para o Atlético Goianiense, Kardec será o centroavante titular para enfrentar o Amazonas em jogo decisivo para o Furacão na Série B.
Kardec fará dupla de ataque com Julimar no jogo dessa segunda (27). O atacante fez o gol da vitória sobre o Amazonas no primeiro turno, por 1 a 0. Marcou seu último gol na derrota por 3 a 2 para o Volta Redonda, no dia 19 de julho, há mais de três meses.
O atacante vem de um período de poucas oportunidades, já que perdeu espaço desde a chegada de Viveros e Renan Peixoto foi escolhido à frente quando esteve Viveros cumpria suspensão na vitória sobre o Vila Nova. No entanto, quando teve chances de marcar, desperdiçou grandes chances. Contra o São Paulo, última vez em que foi titular, perdeu uma grande chance de gol.
Mesmo com menos espaço se comparado ao início do ano, quando era o principal centroavante do Athletico, Kardec pouco consegue contribuir quando entra em campo, normalmente em momentos em que o Athletico precisa de um gol e passa a fazer cruzamentos na área.
O levantamento feito pela Trétis no Arena dessa segunda-feira evidenciou, em números, o ano ruim que o atacante faz. Em 25 jogos disputados apenas no recorte de Série B do Campeonato Brasileiro, são cinco gols marcados e nenhuma assistência. Dos cinco gols, apenas dois foram marcados de cabeça.

O atacante marca a cada 217 minutos (em média, a cada dois jogos e meio), converte 14% das chances que tem, o que é um número ruim para um centroavante, e é o sexto colocado em grandes chances perdidas entre todos os atacantes da Série B, com oito grandes chances perdidas, estatística que já liderou no campeonato, e perdeu posições à medida que perdeu espaço no time.
Kardec chegou com expectativas, pela carreira e a necessidade do Athletico por um camisa nove. Na temporada, contabilizando o campeonato Paranaense, marcou nove gols e deu uma assistência. Com contrato até o fim do ano, a temporada abaixo e o salário que recebe, somado, ainda, à chegada de Viveros, o atacante não deve seguir no clube em 2026.









































