Senol Günes está na história da seleção turca por 2002, mas decepcionou bastante nesta segunda passagem | OneFootball

Senol Günes está na história da seleção turca por 2002, mas decepcionou bastante nesta segunda passagem | OneFootball

Icon: Trivela

Trivela

·10 de setembro de 2021

Senol Günes está na história da seleção turca por 2002, mas decepcionou bastante nesta segunda passagem

Imagem do artigo:Senol Günes está na história da seleção turca por 2002, mas decepcionou bastante nesta segunda passagem

Na lista de maiores treinadores da história do futebol turco, Senol Günes ocupa um lugar privilegiado. Além de seus títulos por clubes, afinal, o ex-goleiro conduziu a seleção ao maior momento de sua história: a terceira colocação na Copa do Mundo de 2002. Quando Günes voltou para comandar a equipe nacional em 2019, 15 anos depois de sua saída, a escolha da federação parecia ótima. O treinador vinha de uma excelente trabalho à frente do Besiktas e tinha em mãos uma geração bastante promissora. Porém, 32 jogos depois, a despedida é amarga. A Turquia foi talvez o maior fiasco da Euro 2020 e sofreu uma das maiores derrotas de sua história nesta Data Fifa, com os 6 a 1 da Holanda. Foi o que encaminhou a demissão.

A história de Günes é bastante ligada ao Trabzonspor. O veterano é considerado o maior ídolo da história do clube. Nos tempos de goleiro, participou de todos os seis títulos já conquistados pela agremiação no Campeonato Turco. Já como treinador, quase repetiu o feito, embora seus maiores títulos na casamata dos grenás se concentrem na Copa da Turquia. De qualquer maneira, é uma lenda tão grande por lá que o próprio estádio do Trabzonspor leva o seu nome.


Vídeos OneFootball


Günes assumiu a Turquia pela primeira vez em 2000. Vinha credenciado por seu histórico à frente do Trabzonspor durante os anos 1990, para substituir Mustapha Denizli, outra lenda do futebol local que tinha dirigido a boa campanha na Euro 2000. Günes aproveitava especialmente a base formada por Fatih Terim no Galatasaray campeão da Copa da Uefa em 1999/00. E os bons resultados se notaram em campo, não apenas pelo retorno à Copa do Mundo após 48 anos. Os turcos também se mostraram bastante competitivos no Mundial, aproveitaram o caminho sem tantos adversários de peso e alcançaram a terceira colocação, depois de dificultarem para o Brasil na semifinal.

Günes ainda levou a Turquia à semifinal da Copa das Confederações em 2003, antes de falhar na tentativa de classificar a seleção à Euro 2004. Com isso, acabou perdendo o emprego. Sua carreira, a partir de então, se resumiria a clubes. Dirigiu o Trabzonspor, antes de aceitar uma proposta do FC Seoul e depois voltar ao Trabzonspor em 2009. Comandou uma equipe forte que chegou a ser vice-campeã nacional e conquistou a Copa da Turquia. Depois, passaria brevemente pelo Bursaspor, até assumir o Besiktas – sua primeira experiência num clube do trio de ferro de Istambul. O desempenho com as Águias foi excelente, conquistando dois títulos da Süper Lig e acumulando campanhas relevantes nas copas europeias.

Neste momento, Günes parecia o nome certo para a sua segunda passagem pela seleção. A Turquia não se classificou à Copa do Mundo de 2018 e Mircea Lucescu não conseguia conduzir uma renovação. Assim, Günes deu novo impulso aos turcos no início de seu trabalho. A classificação para a Euro 2020 empolgou os torcedores. A equipe derrotou a França e manteve um aproveitamento bastante alto. O sucesso não se repetiu na Liga das Nações, mas o time começou voando as Eliminatórias para a Copa de 2022, amassando a Holanda em casa e a Noruega fora. Isso até a Eurocopa, de fato, acontecer.

Durante o torneio internacional, Günes pareceu perder mão de seu grupo. Jogadores lesionados e fora de ritmo atrapalharam, mas essa explicação está longe de satisfazer. A Turquia chegou credenciada à Euro 2020 como uma possível surpresa e tinha uma defesa reconhecidamente forte, mas acabou sofrendo três derrotas duras. Algumas rusgas se tornaram públicas e os jogadores não indicavam muita confiança no trabalho do treinador. Porém, mesmo com a eliminação precoce, a federação resolveu dar um voto de confiança e manter o técnico em seu cargo. Não adiantou.

Nesta Data Fifa, a Turquia começou decepcionando ao ceder o empate em casa para Montenegro nos minutos finais – quando Günes botou a responsabilidade nos jogadores de clubes do exterior. A vitória sobre Gibraltar não era mais que obrigação e o time chegava ao seu terceiro compromisso encarando a Holanda em Amsterdã. Um empate na Johan Cruyff Arena não seria ruim, mas o que se viu foi um vareio da Oranje para cima dos turcos: golearam por 6 a 1 e botaram os adversários diretos na roda, com uma série de lindos gols. O segundo baque consecutivo de Günes o levou a nocaute.

A Turquia permanece com chances de classificação à Copa. Soma 11 pontos na terceira colocação, dois a menos que Holanda e Noruega. Se parece mais difícil alcançar os holandeses, ainda há o confronto direto com os noruegueses em casa. Até por isso, a mudança acabou sendo feita neste momento, para que não se perca totalmente a mão das possibilidades. Günes, enquanto isso, deixa a equipe com a imagem um pouco manchada. O treinador conseguiu criar esperanças de dias melhores, mas falhou justo nos momentos decisivos. Decepciona pelas ambições que não cumpriu, embora permaneça como uma figura histórica pelo que fez em 2002.

Saiba mais sobre o veículo