Sonolento, o Bologna perdeu para o Aston Villa em sua estreia na Liga Europa | OneFootball

Sonolento, o Bologna perdeu para o Aston Villa em sua estreia na Liga Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·26 de setembro de 2025

Sonolento, o Bologna perdeu para o Aston Villa em sua estreia na Liga Europa

Imagem do artigo:Sonolento, o Bologna perdeu para o Aston Villa em sua estreia na Liga Europa

O Bologna desembarcou no Villa Park, em Birmingham, a fim de dar o troco na derrota por 2 a 0 para o Aston Villa, na Liga dos Campeões passada. Dessa vez, o duelo marcava sua estreia na Europa League de 2025-26. Porém, o campeão da Coppa Italia não foi páreo para a equipe do tetracampeão da competição, Unai Emery, e viu os ingleses conquistarem sua primeira vitória na temporada, com um gol marcado logo no início do confronto.

O time de Vincenzo Italiano chegava em melhor fase, com duas vitórias e duas derrotas na Serie A, enquanto o Villa somava apenas três pontos na Premier League, resultado de três empates. O tento contra os rossoblù foi apenas o terceiro dos Villans até aqui e, além disso, o elenco de Emery não contava com Tielemans, Dibu Martínez, Amadou Onana e Barkley. Com esse cenário, o técnico dos felsinei armou sua equipe com Skorupski no gol; Zortea pela direita, Vitík, Lucumí e Lykogiannis fechando a defesa; Cambiaghi na esquerda, Freuler, o capitão Ferguson e a novidade Bernardeschi no meio, servindo Odgaard e Castro no ataque.


Vídeos OneFootball


O Bologna até iniciou a partida pressionando os mandantes, mas logo aos 5 minutos Guessand invadiu a área italiana, finalizou e viu Vitík cortar o lance. A partir daí, o Aston Villa cresceu. Com 13 de jogo, os donos da casa tiveram um escanteio, a bola sobrou para o capitão McGinn na entrada da área, e o escocês bateu firme para vencer Skorupski e inaugurar o placar. O camisa 7 também havia balançado as redes contra os rossoblù na temporada anterior.

Em duelo de capitães escoceses, McGinn levou a melhor sobre Ferguson (Getty)

Os visitantes não se complicaram mais após o gol, mas o retrato do confronto permaneceu o mesmo. Posse de bola italiana, porém, sem efetividade. Cambiaghi ficou sobrecarregado na criação pelo lado esquerdo, enquanto Bernardeschi fazia um jogo muito abaixo da expectativa. O camisa 10 parecia sonolento, aquém do nível da peleja, reflexo da equipe como um todo. As exceções ficaram para o já citado Cambiaghi e Skorupski, que segurou o placar mínimo durante todo o jogo, especialmente nas três chances de Malen.

No segundo tempo, o Bologna voltou mais agressivo, e Castro teve a chance de finalizar após boa jogada, mas furou. Pouco depois, Cambiaghi também tentou, mas estava impedido. Mesmo com a vantagem, quem deu novo fôlego ao duelo foi Emery, que lançou Watkins e Sancho nos lugares de Malen e Buendía.

O resultado da mudança foi imediato e Vitík iniciou uma batalha com Watkins. No primeiro duelo, o zagueiro levou a melhor; no segundo, após bobeira de Zortea, o atacante inglês foi parado apenas com falta dentro da área. Pênalti e chance de matar a partida. O próprio camisa 11 foi para a cobrança, mas parou em Skorupski, que, mesmo caído, defendeu com o pé.

O Bologna poderia ter perdido por margem maior, mas Skorupski defendeu o pênalti sofrido e cobrado por Watkins (Getty)

Pouco depois, Italiano promoveu substituições tardias: Holm, Rowe e Orsolini entraram nos lugares de Zortea, Cambiaghi e Bernardeschi. Já na primeira tentativa, Orsonaldo cruzou para Castro, que acertou o travessão com forte cabeçada. Em resposta, Sancho tentou duas vezes ampliar, mas ambas foram para fora. No último lance da peleja, os rossoblù ainda tiveram uma falta levantada na área, e Vitík testou firme, obrigando Bizot a fazer uma rara defesa no jogo.

Fim de partida e estreia decepcionante para o Bologna, que carregava certo favoritismo. Não é terra arrasada, já que foi apenas a primeira rodada. Italiano errou ao não responder mais cedo às alterações de Emery e, quando o fez, já era tarde. Com Bernardeschi a fim e brigando por espaço com Orsolini, a tendência é de evolução na competição e repetição do bom desempenho nacional. O mesmo vale para a competição no ataque quando Immobile, lesionado, retornar.

O Bologna volta a campo no próximo domingo, 28, quando visitará o Lecce em busca da terceira vitória na Serie A. Na sequência, encara o Freiburg no Renato Dall’Ara, em 2 de outubro, pela Europa League. Já o Aston Villa viaja para enfrentar o Feyenoord, também no dia 2.

Saiba mais sobre o veículo