oGol.com.br
·29 de dezembro de 2025
Sport se reapresenta para nova realidade e barca de dispensas pode aumentar

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·29 de dezembro de 2025

Com a queda para a Série B do Brasileirão e uma projeção de um faturamento 70% menor que em 2025, o Sport se reapresentou hoje (29) com apenas 12 atletas e uma lista grande de nomes de jogadores que não devem seguir na Ilha do Retiro. Apesar de não entrar em detalhes sobre nomes que vão sair, o executivo de futebol do Leão, Ítalo Rodrigues, deixou claro que a questão financeira foi determinante.
"Primeiro eu vou dizer que não há ninguém que a gente não quis contar. Mas o Sport não tem a menor condição de pagar. Gostaria de começar 2026 com o time que terminou, com uma base de time muito maior, mas, infelizmente, isso não é possível", disse em entrevista coletiva.
"Entendeu? Porque se o atleta se apresentar, a gente não tem condição de pagar. Isso é questão matemática. Agora, vão ser todos tratados com verdade e com respeito, como falei para todos ali no vestiário", completou.
Matheus Souto Maior, presidente do clube, revelou até mesmo a criação de uma comissão interna para avaliar todos os casos, entendendo como conseguir conciliar os desejos do departamento de futebol com o lado jurídico e o financeiro da equipe. A folha salarial - que em 2025 foi de R$ 6,5 milhões - deve ser reduzida pela metade.
São dez os nomes de jogadores que ficaram sem contrato e não voltarão para a nova temporada: o goleiro Gabriel, o zagueiro Lucas Cunha, os laterais Luan Cândido, Aderlan, Kevyson e Hereda, o meia Hyoran, e os atacantes Gonçalo Paciência, Léo Pereira e Derik Lacerda.
Dentre os jogadores que ainda têm contrato com o Leão, existem situações como a de Lucas Lima, que negocia uma redução salarial para permanecer no clube, e outros que já foram informados de que não fazem parte dos planos: os zagueiros Rafael Thyere e João Silva, o lateral Igor Cariús, os meias Pedro Augusto, Rodrigo Atencio e Sérgio Oliveira, e os atacantes Ignacio Ramírez e Pablo.
Outros nomes ainda podem ser incluídos na barca de dispensa, como o do próprio Lucas Lima, caso não chegue a um acordo, e Lucas Kal, volante que ainda não sabe qual sua situação na equipe.
O Sport terá Roger Silva como treinador na próxima temporada, e já avisou que vai começar o Campeonato Pernambucano com a equipe sub-20. A estreia é no próximo dia 10, contra o Jaguar, na Arena Pernambuco.
Os atletas que se apresentaram hoje foram: os goleiros Adriano e Caíque França, o zagueiro Ramon Menezes, o lateral-direito Matheus Alexandre, os volantes Zé Lucas, Adriel, Pedro Martins, Luciano e Lucas André e os atacantes Barletta, Dieguinho e Zé Roberto.









































