Revista Colorada
·13 de fevereiro de 2026
STJD confirma punição e Abel Braga vai desfalcar o Inter no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·13 de fevereiro de 2026

Na temporada passada, quando assumiu o Internacional para as duas últimas rodadas do Campeonato Gaúcho, Abel Braga acabou se envolvendo em uma forte polêmica. Em tom de brincadeira, ele afirmou que não queria ver a equipe jogando com a camisa rosa, pois parecia um “time de veado”.
A declaração foi interpretada como homofóbica e rapidamente resultou em críticas ao ídolo do Clube do Povo. Diante de toda a repercussão do caso, o STJD acabou abrindo uma denúncia contra o atual diretor esportivo e a punição foi confirmada, tendo início a partir desta sexta-feira e envolvendo o Brasileirão.
Conforme detalhes do portal “GZH”, Abel Braga foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto diz: “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Após avaliar o caso com base nesse artigo, o STJD optou pela suspensão do ídolo do Internacional por cinco partidas do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele também recebeu uma multa de R$ 20 mil. A decisão, contudo, ainda pode resultar em um recurso do profissional no pleno do STJD, principal instância da Justiça Desportiva.
Contudo, enquanto não houver nenhuma mudança na pena, Abel Braga está impedido de ingressar nas áreas de jogo, como o vestiário, até a partida contra o São Paulo, que ainda não tem data marcada, mas acontecerá em abril. Pelo lado do ídolo, um pedido de desculpas foi publicado pouco depois do ocorrido, ainda no ano passado.









































