STJD mira José Boto, e Flamengo reage após vazamento na imprensa | OneFootball

STJD mira José Boto, e Flamengo reage após vazamento na imprensa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·08 de outubro de 2025

STJD mira José Boto, e Flamengo reage após vazamento na imprensa

Imagem do artigo:STJD mira José Boto, e Flamengo reage após vazamento na imprensa

José Boto e Flamengo ainda não receberam notificação oficial sobre convocação do STJD


A diretoria do Flamengo se surpreendeu com a notícia de que o STJD pretende convocar José Boto, diretor de futebol, para prestar esclarecimentos. O clube soube do caso apenas por meio da imprensa, nesta quarta-feira (08). A informação vazou antes de qualquer comunicação oficial.

Até a publicação desta matéria, o Flamengo e o dirigente não haviam recebido notificação do tribunal. Internamente, causou indignação o fato de veículos da imprensa terem acesso ao processo antes do clube. A avaliação é de que, pela gravidade do assunto, o mínimo seria um aviso direto.


Vídeos OneFootball


De acordo com apuração do Coluna do Fla, a postura do STJD gerou estranheza nos bastidores. A diretoria entende que a comunicação deveria ter sido feita de forma institucional, e não via imprensa.

AÇÃO DO STJD VEM APÓS NOTA DO PALMEIRAS?

Cabe ressaltar que a movimentação do STJD ocorre apenas dois dias após o Palmeiras divulgar uma nota oficial. No comunicado, o clube paulista cobrou ações duras contra dirigentes que, segundo o texto, “lançam suspeitas indevidas sobre pessoas e instituições”.

O contexto acirra a tensão entre os dois clubes, que brigam diretamente pelo título do Brasileirão. O Palmeiras venceu o São Paulo no último final de semana, por 3 a 2, em um clássico marcado por, no mínimo, três lances polêmicos de arbitragem.

Por consequência, o Palmeiras ultrapassou o Flamengo e assumiu a liderança da tabela. No momento, o time paulista soma os mesmos 55 pontos do Mengão, contudo, leva vantagem no critério de desempate ‘número de vitórias’.

O QUE DISSE JOSÉ BOTO?

Após a derrota para o Bahia, José Boto foi questionado sobre um possível favorecimento ao Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O dirigente evitou acusações diretas, mas criticou com firmeza o cenário da arbitragem. “O que acontece em outros campos deixa suspeitas”, afirmou.

Boto citou o árbitro (Ramon Abatti Abel) que, após prejudicar o Flamengo contra o Cruzeiro, apitou a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo. Para o dirigente, o episódio expõe um problema maior. “O árbitro que nos prejudicou ganhou como prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez”, disparou.

Apesar de reconhecer o momento do time rubro-negro em campo, José Boto voltou a cobrar explicações públicas da CBF. Segundo o diretor de futebol, o padrão de atuação dos árbitros varia conforme o clube em campo. “Não parece ser apenas falta de qualidade dos árbitros”, disse.

De acordo com a ESPN, o STJD analisa se as declarações de José Boto violaram o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Se confirmar a infração, o tribunal deve denunciar o dirigente. Nesse caso, a punição pode ir de advertência até suspensão.

Saiba mais sobre o veículo