Glorioso 1904
·26 de janeiro de 2026
Supercomputador não dá boas notícias ao Benfica na Liga dos Campeões

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·26 de janeiro de 2026

A Opta, especialista em estatísticas de futebol, simulou a última jornada da Champions, usando um supercomputador para prever os resultados finais de cada jogo, através de um modelo suportado pelas odds de apostas e pelo seu próprio ranking de força dos clubes. E com isso calculou as probabilidades de cada equipa se apurar diretamente ou avançar para o play-off, e o Benfica está numa situação nada favorável, após a derrota frente à Juventus (2-0).
De acordo com a inteligência artificial, o Clube encarnado tem apenas 27% de chance de qualificar para a fase de play-off da maior prova de clubes da Europa. Além de terem a obrigação de vencer o Real Madrid, ainda dependem de resultados de terceiros, e são muitos jogos.
Para o jogo frente aos "merengues", José Mourinho, que já treinou o clube de Madrid, não vai puder contar com Rafa Silva e Sidny Cabral (não estão inscritos na prova milionária), Samuel Soares, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso, Richard Ríos e Dodi Lukebakio, todos por lesão.
As águias encontram-se posicionadas na 29ª posição com seis pontos, fruto de duas vitórias (Ajax e Nápoles). O Benfica perdeu em cinco ocasiões (Qarabag, Chelsea, Newcastle, Bayer Leverkusen e Juventus) e tem um saldo negativo de quatro golos, critério que pode ser muito importante nas contas finais.
As águias, para qualificarem-se para o play-off da prova milionária, têm de obrigatoriamente fazer a sua parte contra Real Madrid no dia 28 de janeiro, pelas 20h00, no Estádio da Luz, encontro fechará a fase de liga. A partida será arbitrada pelo italiano Davide Massa, que não é de boa memória para o conjunto português.









































