Supercopa da Espanha: entenda como funciona a competição que conta com Real Madrid e Barcelona | OneFootball

Supercopa da Espanha: entenda como funciona a competição que conta com Real Madrid e Barcelona | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·07 de janeiro de 2026

Supercopa da Espanha: entenda como funciona a competição que conta com Real Madrid e Barcelona

Imagem do artigo:Supercopa da Espanha: entenda como funciona a competição que conta com Real Madrid e Barcelona

A Supercopa da Espanha começa nesta quarta-feira com o duelo entre Barcelona e Athletic Bilbao, às 16h (de Brasília). Conheça todos os detalhes da competição:


Vídeos OneFootball


Onde assistir

A Supercopa da Espanha é transmitida no Brasil em TV fechada, pela ESPN, e em streaming, no Disney+.

Sobre a competição

Disputada desde 1982, a Supercopa Espanhola tradicionalmente se tratava de uma disputa entre o campeão de La Liga e o campeão da Copa do Rei, em partida única, ou de ida e volta. Entretanto, desde 2019, a competição é disputada, em janeiro, por 4 times, no formato de semifinal e final em jogos únicos. Foram incluídos na disputa os vices de La Liga e da Copa do Rei da temporada anterior.

Desde 2020, os jogos do torneio são disputados na Arábia Saudita, por conta de um acordo entre o então presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, e o governo saudita. A exceção se deu para a temporada de 2020/21, na qual a Supercopa voltou à Espanha por conta dos efeitos da pandemia de COVID-19.

Edição 2026

No ano de 2026, a 42ª edição da Supercopa terá como clubes participantes: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao.

Na temporada 2024/2025, o Barça se sagrou campeão, tanto de La Liga, quanto da Copa do Rei, em ambas, tendo o Real Madrid como vice. Já o time de Bilbao e o Atleti irão completar as vagas por terem terminado na terceira e na quarta posição do Campeonato Espanhol, respectivamente.

O Barcelona enfrentará o Bilbao, em uma das semifinais, nesta quarta-feira (7), às 16h (de Brasília), no King Abdullah Sports City, em Jeddah (Arábia Saudita).

Do outro lado, o clássico de Madrid ocorrerá na quinta-feira (8), também às 16h (de Brasília), no mesmo local.

A final será jogada no próximo domingo (11), no mesmo horário e estádio das partidas anteriores.

Histórico

O Barcelona entra na competição como o recordista em participações, com 30, e atual campeão, tendo superado o Real Madrid na final da edição de 2025 pelo largo placar de 5 a 2.

O clube catalão é, também, o clube que mais conquistou a Supercopa, com 15 títulos, seguido pelo Real com 13. Ambos possuem uma larga vantagem, em número de conquistas, em relação aos demais clubes campeões da competição.

Ao todo, 10 times já levantaram o troféu do torneio, incluindo o Athletic Bilbao em três ocasiões, e o Atlético de Madrid em duas.

Imagem do artigo:Supercopa da Espanha: entenda como funciona a competição que conta com Real Madrid e Barcelona

(Foto: LLUIS GENE/AFP)

Messi

O argentino Lionel Messi aparece como o jogador que mais vezes conquistou a Supercopa, com 7 títulos, e, também, como o maior artilheiro do campeonato, tendo marcado 14 vezes em 20 jogos.

Saiba mais sobre o veículo