
Gazeta Esportiva.com
·17 de outubro de 2025
Suspensão de Schmidt abre espaço para possível estreia de Arão como titular no Santos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de outubro de 2025
O Santos tem um desfalque certo para o confronto decisivo contra o Vitória, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante João Schmidt terá de cumprir suspensão devido ao acúmulo de cartões amarelos, o que pode abrir espaço para uma possível estreia de Willian Arão como titular.
Arão foi anunciado pelo Santos em julho deste ano e chegou sob muita expectativa da torcida. O volante, entretanto, sofreu uma lesão na panturrilha direita logo em sua estreia pelo clube, contra o Flamengo, e ficou afastado dos gramados por quase três meses.
A lesão de Arão foi tratada inicialmente como um edema, o que tiraria o jogador de campo por poucos dias. Contudo, o problema foi maior do que o esperado, o que gerou críticas por parte de alguns torcedores. Não à toa, o único jogo de Arão pelo Santos, até o clássico contra o Corinthians, havia sido contra o Flamengo, no dia 16 de julho.
Willian Arão se recuperou da contusão na panturrilha direita e voltou à lista de relacionados do Santos na reta final de setembro. O volante, porém, ainda não havia ganhado uma oportunidade com o técnico Juan Pablo Vojvoda. Foi apenas na última quarta-feira que, com um cenário mais favorável, o argentino deu uma chance ao jogador.
Arão entrou aos 40 minutos da segunda etapa para substituir Zé Rafael. O atleta teve cerca de 11 minutos em campo e respondeu bem. Segundo dados do Sofascore, ele somou um desarme, uma recuperação de bola e um duelo ganho pelo chão. Ainda acertou todos os poucos passes que tentou.
A volta de Willian Arão aos gramados dá um ‘novo’ reforço para Vojvoda no meio-campo. O setor é recheado e conta com peças como Zé Rafael, João Schmidt, Tomás Rincón, Gabriel Bontempo, Victor Hugo e o jovem Hyan. O treinador valorizou o retorno e revelou que o jogador estava ansioso para voltar a atuar.
“Sobre o Arão, quando eu cheguei, tive uma conversa com ele. Ele estava com essa ansiedade [para voltar a jogar], lógico. Claro, contrataram o Willian Arão, um jogador importante, e estavam muitas vezes cobrando ele e porque não joga. Eu falei para ele ficar tranquilo, que continuasse treinando e se sentisse bem. E quando estivesse bem, a oportunidade vai aparecer. Hoje teve alguns minutos para jogar, respondeu também. É uma opção a mais que temos no meio-campo”, afirmou Vojvoda em coletiva.
Com a suspensão de João Schmidt, uma vaga está aberta no meio-campo do Santos. Arão desponta como opção para formar dupla com Zé Rafael, já que Tomás Rincón, com um edema na panturrilha esquerda, ainda é dúvida para a partida contra o Vitória.
Vojvoda, portanto, pode apostar na titularidade de Arão. Essa seria a estreia do volante como titular do Santos, uma vez que, em ambos os jogos disputados, entrou no segundo tempo. O treinador terá quatro dias para decidir o substituto de Schmidt e preparar a equipe visando o duelo contra o Vitória.
Bontempo ou Victor Hugo também são opções caso o comandante opte por um meio-campo mais ‘leve’, com mais dinâmica. Arão, por sua vez, pode oferecer maior segurança defensiva, liberando Zé Rafael para ter mais presença de área, como foi no clássico contra o Corinthians.
Com a vitória sobre o Corinthians, o Santos ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento. A equipe de Juan Pablo Vojvoda ainda permanece em 16º lugar, mas agora com 31 pontos, seis a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O Leão, porém, entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Bahia, em casa.