Leonino
·27 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·27 de dezembro de 2024
Rui Borges não deve mudar tática do Sporting frente ao Benfica
|
Rui Borges foi anunciado como novo treinador do Sporting. O antigo técnico do Vitória de Guimarães vinha variando entre um 4-3-3 e um 4-2-3-1 no clube do Minho, mas no jogo contra o Benfica deve manter a tática usada por Ruben Amorim e João Pereira (3-4-3).
Henrique Calisto e Nuno Campos, ambos com experiência em futebol e conhecimentos táticos, acreditam que não será positivo mudar a formação, dada a proximidade do dérbi e o pouco tempo para Rui Borges ambientar os jogadores a novas ideias.
Calisto, ex-treinador de várias equipas em Portugal, considera que a manutenção do 3-4-3 é a escolha mais lógica. "Não faria sentido alterar para este jogo", sublinha, ao jornal A Bola. Uma opinião que é também partilhada por Nuno Campos, que recentemente deixou o cargo de adjunto no Toluca, no México. O antigo treinador-adjunto destaca a limitação de tempo para preparar o jogo, o que dificulta mudanças no esquema tático.
Viktor Gyokeres, tem demonstrado boa adaptação ao 3-4-3, mas Calisto acredita que o avançado sueco tem a capacidade de se adaptar a diferentes sistemas táticos. "O Gyokeres, pelas suas características, tanto pode jogar numa linha de três na frente, como faz agora, como com dois ou até sozinho no ataque. Não vejo dificuldades para ele", afirma.
Nuno Campos, por sua vez, conhece bem as características de Maxi Araújo, jogador que orientou no Toluca, e acredita que o extremo português pode adaptar-se a diferentes posições dentro do campo. "O Maxi pode jogar numa linha de quatro, como defesa esquerdo, ou numa linha de cinco mais recuada. Também pode atuar como extremo mais aberto ou entre linhas, tal como fazia o Pedro Gonçalves", amdmite.