Coluna do Fla
·18 de setembro de 2025
Torcedores se mobilizam para preservar acervo histórico do Flamengo deixado por Dudu Vinicius

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·18 de setembro de 2025
O legado de Dudu Vinicius, um dos maiores colecionadores da história do Flamengo, está em vias de se tornar oficialmente patrimônio do clube. Ao longo de vida, o conselheiro do Mengão reuniu acervo particular de aproximadamente 22 mil peças, incluindo fotos, documentos e objetos raríssimos que contam a trajetória rubro-negra.
O material de Dudu é avaliado em milhões de reais e representa um dos maiores conjuntos históricos já reunidos sobre o Flamengo. Para evitar que esse tesouro se perca, torcedores e admiradores iniciaram uma campanha de arrecadação online, através do link vakinha.com.br/5727896.
A ideia é adquirir os lotes do acervo e doá-los oficialmente ao clube. O primeiro, em negociação, conta com 70 peças, mas o objetivo final é garantir a preservação integral da coleção. Cada contribuição, segundo os organizadores, é considerada fundamental para que a memória do Flamengo seja preservada como patrimônio eterno, acessível às futuras gerações.
“Quem é Flamengo sabe: história também é título”, afirmam os responsáveis pela iniciativa em homenagem a Dudu, ressaltando que cada torcedor pode ajudar a transformar a paixão em ação concreta pela preservação da identidade do clube.
Em resumo, conselheiro, curador do museu e maior colecionador da história do Flamengo, Eduardo Vinicius faleceu no fim de junho de 2024. Desse modo, ‘Dudu’ ou ‘Chato’ para os íntimos, o rubro-negro chegou a ser homenageado com um minuto de silêncio em jogo no Maracanã, além de nota divulgada pelo clube.
“O Clube de Regatas do Flamengo e o Museu Flamengo lamentam profundamente o falecimento do grande rubro-negro Eduardo Vinicius. Curador do museu, devotou sua vida à preservação da memória do Clube. Sócio Benemérito, Eduardo era o maior colecionador da história do Flamengo. Seu acervo contempla mais de 22.000 itens relacionados ao Clube, como camisas, ingressos, flâmulas, fotos, documentos etc. Frequentava as regatas, os ginásios e os estádios. Estava com o Flamengo em todos os lugares. E o Flamengo sempre estava com ele, perto, em seu acervo, memórias e amizades. Deixou um grande legado para o Clube imortalizado em forma de museu. O #CRF e o Museu Flamengo se solidarizam com os familiares e amigos neste momento triste. Descanse em paz, Dudu”.