
Gazeta Esportiva.com
·05 de setembro de 2025
Transfer ban pode implicar em perda de pontos do Corinthians no Brasileiro? entenda

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de setembro de 2025
O Corinthians ainda não conseguiu se livrar do transfer ban por conta da dívida com o Santos Laguna, referente à aquisição do zagueiro Félix Torres. Porém, o clube já teme outros casos que ainda não tiveram um desfecho e corre risco de sofrer outras punições, que vão além de ficar impedido de registrar jogadores.
Caso não pague a pendência ou não consiga entrar em acordo com o Santos Laguna, o Timão pode perder pontos ou até ser rebaixado. Mas, isto pode acontecer já na atual edição do Campeonato Brasileiro? A Gazeta Esportiva conversou com um especialista para entender.
A resposta é não. Para que a punição chegue a este ponto, o Corinthians teria que completar três janelas inteiras sem resolver o assunto, seja com o pagamento ou um acordo.
Conforme explicou o advogado Domingos Zainaghi, a punição não é automática. Se o Timão não quitar a pendência após três janelas, a Fifa enviará uma notificação e, caso o clube descumpra o prazo, aí sim haverá a discussão para a perda de pontos na tabela de classificação.
A quantidade de pontos também não é previamente estabelecida e varia de caso a caso, sendo decidida pelo Comitê Disciplinar da entidade
(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Um possível rebaixamento só seria consumado caso o clube, após perder pontos, siga sem pagar a dívida. Há, ainda, a possibilidade de ser excluído de competições.
Em alguns casos, pode acontecer inclusive da perda de pontos já implicar em uma queda à divisões inferiores.
O Cruzeiro chegou a perder pontos por uma dívida não paga ao Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. O valor era de 850 mil euros (cerca de R$ 5 milhões na cotação da época), referente ao empréstimo do volante Denilson, que foi contratado pelo clube em 2016 e atuou por apenas quatro meses.
A punição da Raposa veio quatro anos depois. Rebaixado à Série B em 2019, o Cabuloso começou a Segunda Divisão do ano seguinte com menos seis pontos.
Ainda sem resolução para o caso de Félix Torres, o Corinthians pode sofrer mais punições da Fifa num futuro breve. Há outras três ações sob análise da Corte Arbitral do Esporte (CAS) que podem gerar sanções ao Timão. Em todas, o clube já recebeu a condenação da Fifa, restando apenas a homologação do CAS. São elas:
A diretoria do Corinthians, presidida por Osmar Stabile tem encontrado dificuldade para negociar acordos com seus credores. Isso porque, além de não receber o pagamento, os clubes estavam sendo ignorados pela gestão de Augusto Melo. Diante do desgaste, eles não enxergam mais margem para negociação.
O Corinthians fez uma série de tentativas de acordo com o Santos Laguna para reverter a sanção, mas teve insucesso em todas. Na última delas, ofereceu 70% do valor à vista, como entrada, e o parcelamento do restante. Os mexicanos, no entanto, sinalizaram que só aceitam o pagamento integral. O Timão segue em busca de uma solução para o caso.
Já no caso do Talleres, a diretoria alvinegra tentou se antecipar e buscou uma aproximação do clube argentino, a fim de evitar transtornos. O time de Córdoba, entretanto, não pretende negociar.
À Gazeta Esportiva, o presidente do Talleres, Andrés Fassi, criticou o Timão e exigiu o pagamento “com urgência”.
Ao vivo
Ao vivo