
Manchester City F.C.
·15 de abril de 2025
Uma partida impecável no Goodison Park

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·15 de abril de 2025
No próximo sábado (19), o Manchester City visita pela última vez o Goodison Park, lendário estádio do Everton, que a partir da próxima temporada se mudará para o moderníssimo Everton Stadium, às margens do Rio Mersey, em Liverpool. Relembramos abaixo uma vitória recente contra os Toffees, em maio de 2023.
No dia 14/05/2023, o City viajava até Liverpool, para encarar o Everton pela 35ª rodada da Premier League 2022/23 e em busca de uma inédita tríplice coroa na história do clube. A missão não era fácil, já que nunca foi tarefa simples enfrentar o Everton em seus domínios, no tradicional Goodison Park. Sempre lotado com o apoio de seus fanáticos torcedores, o Goodison é território hostil para muitos times ingleses. No caso do City, até aqui foram 99 duelos contra o Everton sob os olhares do Goodison Park, com 27 triunfos do time de Manchester, 25 empates e 47 vitórias dos Toffees. O City marcou 115 gols e sofreu 161 nas quase 100 visitas ao estádio do Everton.
Porém, naquele domingo de 14/05, brilhou a estrela do alemão Ilkay Gundogan para garantir os três pontos aos comandados de Pep Guardiola e colocar uma mão em mais um título da Premier League. O então camisa 08 abriu a contagem aos 37 minutos do primeiro tempo, ao receber cruzamento na área, dominar de costas para o gol e bater com o peito do pé, sem olhar para a meta de Jordan Pickford, marcando um lindo gol diante de um Goodison Park lotado. Dois minutos depois, o mesmo Gundogan invadiu a área pelo lado esquerdo e descolou ótimo cruzamento para Haaland apenas conferir de cabeça e ampliar o placar para o City.
Na etapa final, o City seguiu em cima do Everton e matou o jogo logo nos primeiros minutos. Aos 51, Gundogan, o craque do jogo, cobrou falta com maestria, sem chances para Pickford, para anotar o terceiro do City e dar números finais àquele confronto, no jogo de número de 300 do craque alemão pelos Blues. O City ficaria em 1º na tabela da Premier League após a partida e seria campeão na próxima rodada, sem nem entrar em campo, graças a um tropeço do então concorrente, o Arsenal.
Foram quase 40 mil pessoas naquele domingo no Goodison Park. No próximo sábado, na 100ª partida do City no estádio, nos despediremos de um dos mais tradicionais campos do futebol inglês. Nossa primeira visita ao Goodison aconteceu no distante 28/04/1900, quando fomos derrotados por 4 a 0 pela então 1ª divisão inglesa. Pela Premier League, foram 27 jogos na casa do Everton, com 11 vitórias para cada lado e cinco empates. É o fim de uma era, em um estádio que traz boas recordações recentes para os torcedores do Manchester City.