Trivela
·17 de março de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·17 de março de 2022
A Real Sociedad deu uma péssima notícia à sua torcida nesta quinta-feira: Mikel Oyarzabal sofreu uma ruptura de ligamentos no joelho durante o treino da equipe. Com isso, o principal jogador dos txuri-urdin se ausentará dos compromissos até a próxima temporada. A lesão grave também gera preocupação para a seleção espanhola, considerando a importância que o atacante teve na Eurocopa e na Liga das Nações. Sua presença na Copa do Mundo está em xeque, embora exista tempo hábil à recuperação.
Conforme a Real Sociedad, Oyarzabal sofreu uma torção no joelho esquerdo. Os exames apontaram que o atacante rompeu o ligamento cruzado anterior. Passará por cirurgia nos próximos dias. A estimativa de recuperação vai de seis a oito meses. Se o prazo se alongar, o jogador estaria disponível apenas em novembro, já em cima da hora para participar da preparação da Espanha à Copa do Mundo.
Em suas redes sociais, Oyarzabal tentou transmitir uma mensagem positiva, apesar do longo processo que enfrentará: “O momento que nenhum jogador deseja chegou para mim: a ruptura do ligamento cruzado do meu joelho esquerdo. É difícil de assimilar, mas desde já tenho um único objetivo: voltarei mais forte! Muito obrigado pelas mensagens. Vamos em frente!”.
Oyarzabal é um nome importante da seleção espanhola nos últimos meses. O atacante ganhou a titularidade durante a Eurocopa e brilhou nos mata-matas da competição, em especial na partida contra a Croácia. Também foi um dos principais nomes do time na fase final da Liga das Nações. Deu duas assistências contra a Itália na semifinal e, apesar da derrota, marcou o gol contra a França na decisão. Também esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2020, levando a prata e marcando também gol contra o Brasil na final.
O excesso de jogos com a seleção tinha atrapalhado a temporada de Oyarzabal com a Real Sociedad. O atacante começou o Campeonato Espanhol voando e era um dos motivos para o impacto dos bascos, mas sofreu uma lesão muscular em outubro. Embora não tenha voltado em fase tão boa, seguiu liderando as ambições de sua equipe em La Liga e na Liga Europa. A ausência do capitão nos próximos meses dificultará um pouco mais a missão dos txuri-urdin em busca da classificação às copas europeias.