Papo na Colina
·20 de novembro de 2025
Vasco: Diniz perde seu jogador mais importante no pior momento da temporada

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·20 de novembro de 2025

Fernando Diniz terá um desfalque de peso para a partida do Vasco contra o Bahia, no domingo, em Salvador. Philippe Coutinho levou o terceiro cartão amarelo no duelo diante do Grêmio e ficará fora pela primeira vez após 23 jogos consecutivos em campo — sua maior sequência desde o retorno ao Vasco.
O meia viveu, nesta temporada, um período de estabilidade que não conseguiu ter em 2024, quando lesões constantes limitaram seu ritmo. Nos 23 jogos recentes, Coutinho começou 22 como titular. A única exceção foi o empate por 0 a 0 com o CSA, pela Copa do Brasil, quando saiu do banco.
A última ausência do camisa 10 ocorreu em julho, quando ficou fora por quatro partidas devido a um problema na panturrilha. Na ocasião, ele chegou a atuar no sacrifício contra o Botafogo, pelo primeiro turno do Brasileirão, antes de desfalcar o time nos duelos contra o Independiente del Valle (Sul-Americana), Grêmio e Internacional.

Philippe Coutinho em Grêmio x Vasco pelo Brasileirão 2025 — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Desde então, Coutinho disputou todos os jogos do Vasco. A fase atual marca uma virada em relação ao ano passado, quando os problemas físicos impediram o jogador de engrenar sequência no retorno ao futebol brasileiro.
Quem substitui Coutinho?
Sem seu principal articulador, Diniz precisará ajustar o meio-campo. Coutinho participou de 30 dos 35 jogos do treinador em sua atual passagem pelo clube, o que reforça a dificuldade da reposição.
A opção mais provável é Matheus França, que tem sido o reserva imediato do camisa 10. O jovem disputou 13 partidas, todas saindo do banco, e a maioria entrando justamente no lugar de Coutinho. França, porém, ainda busca seu primeiro gol ou assistência pelo Vasco e vive início pouco empolgante.
Outra alternativa é Nuno Moreira centralizado. O português agrada a Diniz pela capacidade de associação e já atuou em momentos pontuais como um “camisa 10”, mesmo que não seja sua posição original.
Diniz também pode optar por avançar Tchê Tchê, abrindo vaga para a entrada de mais um volante. Nesse desenho, com Cuesta de volta à zaga, Hugo Moura formaria dupla com Barros no meio. Thiago Mendes, que treinou como titular durante a Data Fifa, também aparece como possibilidade.

Matheus França em ação em Vasco x Vitória — Foto: Matheus Lima/Vasco
Momento de pressão
Bahia e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 35ª rodada do Brasileirão. Após quatro derrotas seguidas, o time de Fernando Diniz estacionou nos 42 pontos e ocupa a 12ª posição, ainda buscando se afastar da zona de risco.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google New









































