Papo na Colina
·31 de outubro de 2025
Vasco e a briga pela Libertadores: O caminho do clube ficou mais fácil? Entenda!

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·31 de outubro de 2025

A classificação de Palmeiras e Flamengo para a final da Copa Libertadores foi comemorada por muitos clubes no Brasil, e o Vasco é um deles. A decisão continental “verde e amarela” encaminha a abertura de mais vagas na Libertadores via Campeonato Brasileiro, o que beneficia diretamente o Cruz-Maltino em sua arrancada na competição.
A regra é clara: como os dois finalistas da Libertadores também estão no topo da tabela do Brasileirão (1º e 2º lugares), eles “puxam” a zona de classificação para baixo. O G-4, que dá vaga direta na fase de grupos, deve virar G-5, e o G-6 (vaga na pré-Libertadores) deve se tornar um G-7.
Essa vaga extra só não seria aberta se o campeão da Libertadores terminasse o Brasileirão fora do G-4, um cenário hoje considerado impossível, já que ambos os times têm mais de 12 pontos de vantagem sobre o 5º colocado.
O cenário para o Vasco pode ficar ainda melhor. O Brasileirão pode ter até um G-8. Para isso, basta que o campeão da Copa do Brasil também esteja classificado para a Libertadores via Brasileirão. Os outros semifinalistas são Cruzeiro e Fluminense, que atualmente estão no G-6. Fora que o próprio Gigante da Colina pode vencer a competição e ignorar completamente tais cenários.

Vasco pode conseguir classificação histórica – Foto: Dikran Sahagian/Vasco
Com 42 pontos e na 8ª posição, o Vasco vê a briga pela Libertadores se tornar mais realista. A distância para o 6º e o 7º colocado, os rivais Fluminense e Botafogo, respectivamente, é de apenas 5 pontos. O sonho, que antes era apenas escapar do rebaixamento, agora se transforma em um objetivo concreto na reta final da temporada.

Foto: Reprodução / ge
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News


Ao vivo







































