Papo na Colina
·04 de outubro de 2025
Vasco encara mês decisivo no Brasileirão com quatro confrontos que podem definir o rumo da temporada

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·04 de outubro de 2025
O Vasco terá em outubro uma sequência que pode determinar se o foco do clube será afastar de vez o risco de rebaixamento ou mirar uma vaga na Libertadores. Após a derrota para o Palmeiras, que interrompeu uma boa sequência, o time comandado por Fernando Diniz entra em uma série de quatro partidas chave no Brasileirão, duas contra rivais diretos do Z-4 e duas contra adversários próximos na classificação.
Agenda de outubro:• Vasco x Vitória – 05/10 – São Januário• Fortaleza x Vasco – 15/10 – Arena Castelão• Vasco x Fluminense – 20/10 – Maracanã• Bragantino x Vasco – 26/10 – Cícero de Souza Marques
Coutinho no jogo entre Palmeiras x Vasco — Foto: Marcos Ribolli
Na 12ª colocação, o Vasco soma 30 pontos e ainda não conseguiu se afastar totalmente da zona de rebaixamento. O primeiro duelo do mês, contra o Vitória, 17º colocado e a cinco pontos de distância, tem tom de decisão. Jogando em casa, o Cruz-Maltino tenta emplacar o quinto jogo seguido sem perder em São Januário e a terceira vitória consecutiva como mandante.
A sequência continua com outro confronto direto: o Fortaleza, atual 19º. Fora de casa, o Vasco leva a seu favor o melhor ataque como visitante do campeonato (19 gols), enquanto o adversário tem uma das piores defesas como mandante. Vencer os dois compromissos poderia representar um alívio definitivo em relação ao Z-4.
Na parte de cima da tabela, o desafio aumenta. O clássico contra o Fluminense, no Maracanã, pode reposicionar o Vasco na briga por vagas internacionais. O Tricolor é o 7º colocado, com cinco pontos a mais e dois jogos a menos. Além do clima de prévia da semifinal da Copa do Brasil, o clube cruz-maltino tenta a primeira vitória sobre o rival em 2025. Por acordo entre os clubes, o clássico terá divisão igual de torcidas.
O duelo com o Bragantino encerra a série com potencial direto de ultrapassagem. A diferença entre os times é de apenas três pontos, e ambos têm 25 jogos disputados até aqui.
Após o revés contra o Palmeiras, Diniz cobrou postura e intensidade, mais do que mudanças táticas:– Precisa ter a atitude necessária, a vontade de vencer necessária, o respeito necessário com os adversários, com a gente e com a torcida. Hoje a gente teve uma queda e precisa reagir já contra o Vitória — afirmou o treinador.
Fernando Diniz em Palmeiras x Vasco pelo Brasileirão 2025 — Foto: Marcello Zambrana/AGIF
O primeiro capítulo dessa sequência acontece neste domingo, às 16h, em São Januário, com transmissão da TV Globo, Premiere e tempo real no ge. Uma arrancada agora pode redefinir as ambições do Vasco na reta final do campeonato.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Ao vivo