MundoBola
·02 de fevereiro de 2026
Vasco x Chapecoense: CBF define árbitro de jogo pelo Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·02 de fevereiro de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a arbitragem da partida entre Vasco e Chapecoense, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. No confronto desta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), em São Januário, o comandante do apito será Wilton Pereira Sampaio (GO).
A escolha pelo apito não é muito comemorada pelas duas equipes. Isso porque Wilton é um dos líderes no quesito faltas marcadas na última temporada do futebol brasileiro.
Em dados levantados pelo portal especializado em estatísticas Value Stats, o árbitro tem uma média de 27.9 faltas por partida em 2025 e figura entre os que mais aplicaram infrações no esporte nacional.
A escolha foi feita em audiência pública da CBF. Os assistentes e quem comanda o VAR será definido em nova reunião posterior.
Segundo a CBF, as escolhas da arbitragem para os jogos do Campeonato Brasileiro vão de acordo com critérios de importância de cada jogo, qualificação, condicionamento e desempenho de cada juiz.
Wilton e Vasco tiveram um retrospecto equilibrado 'juntos'. Com árbitro no comando do apito, o time carioca venceu dois e perdeu outros dois pelo Campeonato Brasileiro.
O primeiro duelo apitado pelo juiz foi diante do Sport. Na ocasião, o Cruz-Maltino venceu por 3 a 1. Na sequência, o Vasco perdeu por 2 a 1 para o Vitória, mas se recuperou com o resultado diante do Fortaleza, por 2 a 0. Na reta final do Brasileirão, voltou a ser derrotado, dessa vez para o São Paulo, por 2 a 0.
Como disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense não teve nenhuma partida apitada por Wilton Pereira Sampaio em 2025.
A próxima partida do Vasco será nesta segunda-feira (2), contra o Madureira, em São Januário, porém como visitante. O compromisso está marcado para às 20h (de Brasília).
Após a Chapecoense, o Cruz-Maltino fecha a primeira fase da Taça Guanabara contra o Botafogo, no dia 8 de fevereiro, domingo, às 18h, em São Januário.








































