Veja como VAR analisou lances reclamados pelo Palmeiras na derrota pro Flamengo | OneFootball

Veja como VAR analisou lances reclamados pelo Palmeiras na derrota pro Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·20 de outubro de 2025

Veja como VAR analisou lances reclamados pelo Palmeiras na derrota pro Flamengo

Imagem do artigo:Veja como VAR analisou lances reclamados pelo Palmeiras na derrota pro Flamengo

Após uma série de rodadas onde foi beneficiado, contra o Flamengo, o Palmeiras se disse prejudicado. Segundo os palmeirenses, houve um pênalti não marcado em Gustavo Gómez e faltas antes da penalidade que resultou no 2⁠º gol rubro-negro. A CBF divulgou o áudio do VAR em ambos os lances.

Em relação ao suposto pênalti não marcado em Gustavo Gómez, por Jorginho, o VAR foi contundente. Segundo Caio Max, a mão do volante rubro-negro nas costas do defensor palmeirense é de "referencia". Ele cita como o toque não tem impacto, já que os braços do flamenguista, inclusive, estão estendidos.


Vídeos OneFootball


"Para mim, essa mão aqui é só uma mão de referência, não tem esse impacto. Pode seguir. Os dois braços dele estão estendidos, não faz a flexão com impacto para empurrão", definiu o VAR.

Análise do VAR no 2⁠º gol do Flamengo sobre o Palmeiras

Já em relação ao 2⁠º gol do Flamengo, o Palmeiras contesta supostas faltas antes da penalidade sofrida por Pedro. Para os paulistas, Vitor Roque sofre falta ainda no campo de ataque alviverde. Depois disso, Fuchs teria sido empurrado pelo atacante rubro-negro, que sofreria a penalidade em seguida.

Quanto a suposta falta em Vitor Roque, o VAR até poderia interpretar como infração, porém, não vê impacto no seguimento da jogada. Segundo ele, logo após o lance, a bola é tocada para trás, ou seja, não tem verticalidade. Junto disso, a defesa do Palmeiras está toda postada, logo, obrigando o Flamengo a ter todo um trabalho de bola antes de Pedro sofrer o pênalti.

"A partir do momento que ele toca essa bola para trás, não tem mais verticalidade e a equipe tá totalmente no seu campo de defesa e postada", diz.

Analisando agora a trombada de Pedro em Bruno Fuchs, Caio Max fica em dúvida e pergunta para os assistentes do VAR. Ele questiona se a ação do camisa 9 realmente é faltosa. Ou, se o zagueiro do Palmeiras apenas espera o contato.

"Para vocês, essa ação do jogador, de ficar parado, ele vai de encontro de frente, e depois impacta esse jogador de prosseguir para a jogada e se defender melhor?", pergunta Caio Max.

Com unanimidade, os assistentes do VAR concordam que é o jogador do Palmeiras que busca contato. Assim, Pedro não tem o que fazer e simplesmente se encontra com o adversário.

"É o jogador de verde que busca o de vermelho. O jogador de vermelho não tem o que fazer. Ou vai desviar, ou vai parar. Ele para e tem o contato. O de vermelho está correndo e tem o contato do verde buscando o vermelho", avaliaram.

Com isso, Caio Max dá seu decreto e confirma o pênalti. Ele conclui que a suposta falta em Vitor Roque não faz parte da origem do ataque. Enquanto o encontrão de Pedro e Bruno Fuchs não é faltoso.

"Na origem da jogada não faz parte da fase de ataque. E depois o Pedro tem um encontrão junto com o defensor. O penal está confirmado. O jogador defensor se coloca a frente do atacante que vai só se desvencilhar dele, que acabam trombando e ele deixa o corpo cair. E depois ele comete o penal pisando dentro da área", dispara.

O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 e igualou o número de pontos do rival. Agora, com 61 pontos, na próxima rodada enfrenta o Fortaleza, querendo de volta a liderança. Antes disso, joga pela Libertadores, contra o Racing, no jogo de ida da semifinal.

Saiba mais sobre o veículo