Papo na Colina
·04 de setembro de 2025
Vice-presidente do Vasco detalha o projeto e as fontes de receita do novo São Januário

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·04 de setembro de 2025
O 2⁰ Vice-Presidente Geral do Vasco da Gama, Renato Brito, detalhou em entrevista os próximos passos e os desafios do projeto de reforma de São Januário. O dirigente explicou que a capacidade final do estádio ainda é uma variável. Além disso, ele revelou as três principais frentes que o clube estuda para complementar o financiamento da obra, incluindo um modelo inovador com participação direta dos torcedores.
Renato Brito foi claro ao afirmar que o projeto é uma reconstrução quase total. Ele disse:
“A gente vai botar abaixo e subir quase do zero”.
Por isso, a capacidade final ainda não está cravada. O tamanho, que pode variar entre 40 mil e 57 mil lugares, dependerá dos estudos de solo e, principalmente, do custo. O objetivo é construir um estádio que seja financeiramente rentável, com uma taxa de ocupação superior a 70%, evitando os erros de outros clubes que construíram arenas deficitárias.
Ele também tranquilizou a torcida sobre a perda de lugares:
“Se o estádio for para 47, a capacidade vão ser ali 47.000 (…) Não vai ter essa perda que a torcida está se preocupando.”
O valor da venda do potencial construtivo, próximo a R$ 600 milhões, pode não ser suficiente para cobrir todo o custo da obra. Por isso, o clube trabalha com três mecanismos para captar mais recursos. O dirigente explicou:
“A gente pensa em duas saídas principais [além da antecipação de recebíveis]. São vendas de potencialidade do estádio, como camarote, naming rights e cadeiras cativas (…) E a outra possibilidade é a utilização de um fundo que seria um FII.”
A terceira opção é a mais inovadora. O Vasco estuda criar um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) baseado no direito de exploração do estádio. A grande diferença em relação a outros modelos, como o do Palmeiras, é o público-alvo.
“No nosso caso, a nossa intenção é fazer a captação com os próprios vascaínos“, revelou Renato Brito.
A ideia, portanto, é ter a própria torcida como sócia e investidora direta na nova casa do clube.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News