oGol.com.br
·01 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·01 de dezembro de 2024
Em uma excelente arrancada no segundo turno, o Vitória confirmou neste domingo, 1º, que está oficialmente livre do rebaixamento após muitas rodadas dentro da zona de degola. O Leão enfrentou o rival nordestino Fortaleza, se impôs, aproveitou bobeiras da zaga e venceu por 2 a 0, com destaque para Alerrandro, que marcou dois gols e se tornou o artilheiro do Brasileirão.
Mais do que se livrar do rebaixamento, o Vitória foi a 45 pontos, subiu para o décimo lugar e ainda sonha com uma vaga no G8 para a Libertadores. Já o Fortaleza, com 65 pontos, está na 5ª posição do Brasileirão e já não briga por mais nada.
O Vitória se impôs desde os primeiros minutos com o apoio da sua torcida e nem mesmo ter perdido Matheuzinho, seu principal jogador, mudou isso. Aos 7, ficou no quase após cobrança de escanteio e cabeçada de Edu que tirou tinta do travessão. Já aos 9, após bola roubada perto da área e bela troca de passes, Lucas Esteves cruzou da esquerda, Janderson fez o corta-luz e Alerrandro completou para a rede. Leão Baiano na frente.
Como esperado, o Fortaleza que teve a bola e foi em busca da reação no Barradão, mas sem furar o bom bloqueio defensivo do Rubro-Negro e apenas arriscando de longa distância, sem levar perigo. Do outro lado, o Vitória ainda encaixou bons contra-ataques e faltou capricho no último passe para criar nova chance clara.
O tempo passou e o Vitória seguiu bastante confortável com a falta de criatividade do Fortaleza, que forçou jogadas individuais com Marinho e Breno Lopes sem sucesso algum. Em contra-ataque aos 30, Gustavo Mosquito abriu para a canhota na área, a bola desviou e saiu pela linha de fundo.
Mesmo menos tempo com a bola, o Vitória seguiu mais perigoso e depois de João Ricardo salvar e Wagner Leonardo perder livre na área, o segundo gol saiu. Aos 37, Titi recuou, o goleiro do Tricolor deu o presente ao dominar errado e Alerrandro mandou para a rede. Somente depois do 2 a 0, o Fortaleza mostrou qualidade para pressionar e colocou o Leão nas cordas. Ainda assim, o placar não mudou mais antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza fez o jogo acontecer quase que inteiramente no seu campo de ataque. O Tricolor trocou passes com mais paciência e teve pela frente um meio congestionado. Apelou para o jogo aéreo e assustou em cabeçadas de Calebe e principalmente de Marinho, que dividiu na pequena área e mandou por cima da meta.
O Fortaleza teve a bola, mas seguiu em uma atuação abaixo do esperando, ainda abrindo bola na lateral para ter cruzamentos na área. O Vitória, com seu trio de zagueiros, levou a melhor na maior dos lances. Já o Vitória teve como maior foca administrar o resultado e não acertou os contra-ataques, o que deixou a partida morna e com poucas emoções.
Virou ataque contra defesa, com os zagueiros do Fortaleza trocando passes depois do meio de campo. A quantidade de jogadores em uma só área criou dificuldades para o Tricolor do Pici, que precisou arriscar de longe, sem sucesso. O Vitória que botou bola na rede. Aos 30, após cobrança de escanteio e confusão na área, Everaldo cabeceou e João Ricardo salvou. O lance seguiu e Edu cabeceou para a rede. No entanto, o gol foi anulado por impedimento.
O Vitória quase marcou aos 37, em nova escanteio, cabeçada para baixo de Wagner Leonardo e um milagre de João Ricardo no cantinho. Aos 40, finalmente o Fortaleza criou uma grande chance e cara a cara, Yago Pikachu parou no goleiro Lucas Arcanjo em grande defesa. O Leão baiano foi melhor e só não marcou o terceiro por causa de João Ricardo. Grande atuação e festa no Barradão. O Vitória é de primeira.