Território MLS
·27 de maio de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·27 de maio de 2021
Goleiro da seleção americana e do Manchester City está no grupo de jogadores dos EUA que foram campeões em suas equipes no futebol europeu essa temporada
Em entrevista ao Extratime: Club & Country, Zack Steffen, goleiro da seleção masculina dos EUA e goleiro reserva do Manchester City/ING, ressaltou o desejo dos atletas e comissão técnica da seleção com relação a títulos. Desde 2017, quando foram campeões da Copa Ouro da CONCACAF, a seleção masculina dos Estados Unidos não levanta um troféu.
“Nosso primeiro objetivo é mudar a forma como o mundo vê o futebol dos Estados Unidos”, disse Steffen, que foi campeão da Premier League com o Manchester City/ING. “Em seguida, nosso segundo objetivo é obviamente nos classificarmos para a próxima Copa do Mundo e, depois, queremos levantar troféus” concluiu o goleiro.
A melhor colocação da seleção americana na era moderna da Copa do Mundo foi em 2002, quando o time liderado por Bruce Arena chegou às quartas de final. Os americanos ficaram de fora do mundial em 2018, na Rússia, e agora esperam chegar à edição de 2022, no Catar, antes que os EUA, México e Canadá sejam os anfitriões em 2026.
O time comandado por Gregg Berhalter ainda tem chances de levantar um troféu, no caso o da Nations League da CONCACAF. O USMNT enfrentará Honduras na semifinal dia 3 de junho e enfrentarão o México ou a Costa Rica em 6 de junho se avançarem à final.
Zack Steffen faz parte de uma geração de atletas americanos que tem conquistado bastante sucesso no continente europeu. O goleiro, que já foi melhor na posição da Major League Soccer em 2018, conquistou dois títulos com o Manchester City/ING nessa temporada levantando a Premier League e a Carabao Cup. Além de Steffen, outros nomes da seleção foram campeões pela Europa essa temporada. São eles: o meio-campista Weston McKennie, que ajudou a Juventus/ITA a vencer a Coppa Itália, Timothy Weah, que conquistou o título da Ligue 1 com o Lille/FRA, Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund/ALE, que venceu a DFB-Pokal (Copa da Alemanha), além de Brenden Aaronson, que completou a dobradinha austríaca no Red Bull Salzburg/AUS vencendo o torneio nacional e a copa.
O sucesso norte-americano não para por ai, Zack Steffen irá enfrentar seu compatriota Christian Pulisic na final da UEFA Champions League no próximo sábado (29), quando Manchester Ciyt/ENG e Chelsea/ING se enfrentaram no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal.
“Acreditamos que se o seu objetivo não é ir lá e ganhar esses tipos de torneios e coisas assim, então por que você está fazendo o que está fazendo e de que adianta? Nosso objetivo é levantar esses troféus, o máximo de troféus e o máximo de jogos que pudermos. Ganhar a Copa do Mundo, esse é o nosso objetivo” finalizou Zack Steffen sobre os desejos com a camisa da seleção americana.
(Capa: Reprodução Twitter/MarylandMSoccer)