Zerozero
·5. Oktober 2025
Arcos do triunfo

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5. Oktober 2025
Oito jogos depois, o Rio Ave aproveitou o apoio sentido nas bancadas do Estádio dos Arcos para garantir o primeiro triunfo da temporada. Diante do CD Tondela, em jogo a contar para a oitava jornada da I Liga, o conjunto de Vila do Conde mostrou-se confiante e letal no processo ofensivo, garantindo três importantes pontos com um triunfo por 3-0.
O primeiro tempo ficou marcado por um ritmo de jogo alucinante, com oportunidades de perigo para ambos os conjuntos. Se o CD Tondela entrou melhor e testou os reflexos de Miszta nos instantes iniciais, o Rio Ave tomou as rédeas do encontro de seguida e foi o principal causador de perigo até ao intervalo.
Clayton e André Luiz formam uma parceria digna de destaque e o entrosamento entre ambos já não passa despercebido a ninguém. Com Marious Vrousai frequentemente instalado em terrenos ofensivos, a turma de Vila do Conde protagonizou as principais ocasiões e colocou-se na liderança aos 25 minutos, com Dario Spikic a aproveitar um passe de Clayton para rubricar o tento inaugural.
O CD Tondela continuava a apresentar muitas debilidades, tanto no processo de construção como na organização defensiva, e voltou a ser penalizado pela eficácia caseira. Perto da ida para os balneários, André Luiz aproveitou um desentendimento entre Brayan Medina e Bernardo Fontes para isolar-se diante da baliza oposta e rubricar o segundo. Era notável o domínio rioavista no duelo.
Ivo Vieira mexeu nas peças e operou duas mudanças ao intervalo - uma decisão bastante acertada. Isto porque os auriverdes apresentaram-se com uma energia renovada no terreno e dominaram por completo a reta inicial da segunda metade, com inúmeras ocasiões de perigo - Hugo Félix mexeu com o jogo após a sua entrada.
Ainda assim, e após vários remates desperdiçados, uma bela combinação entre André Luiz e Clayton levou o conjunto rioavista a dilatar a vantagem, graças a um remate extremamente colocado do avançado brasileiro.
Os últimos minutos foram bastante intensos, com uma expulsão para cada um dos lados - Clayton e Brayan Medina receberam, respetivamente, o segundo amarelo no encontro e desfalcaram cada um dos seus conjuntos. Ainda assim, os pupilos de Sotiris Sylaidopoulos vinham com a lição estudada e nada nem ninguém poderia travar o seu principal objetivo: garantir a primeira vitória da época 2025/26!
André Luiz (Rio Ave): Forma uma dupla de milhões com Clayton e praticamente todas as dinâmicas ofensivas do Rio Ave passam pelo camisola '11' dos rioavistas. Esteve sempre ligado à corrente de jogo e consegue agitar sempre as águas quando flete do flanco para o centro do terreno. Jogador para outros voos!
Clayton Silva (Rio Ave): Realizou uma das melhores exibições da temporada e seria, certamente, o melhor em campo para o zerozero caso não tivesse sido expulso. Associativo, forte no posicionamento e com um faro de golo invejável, o camisola '9' do Rio Ave foi um dos destaques deste encontro.
Hugo Félix (CD Tondela): Foi lançado ao intervalo por Ivo Vieira e mudou a dinâmica da partida por completo. Esteve presente em praticamente todos os lances de perigo do CD Tondela no segundo tempo e manteve uma postura muito sólida durante os 45 minutos que disputou. Será, certamente, importante para a turma beirã daqui em diante.
António Nobre protagonizou uma exibição sólida neste duelo. No primeiro tempo, o juiz da partida praticamente não teve de intervir, face à fluidez da partida e às poucas paragens. Na segunda parte, porém, foi chamado a ajuizar lances de relevância, como as duas expulsões por acumulações de amarelos já em cima do minuto 90, mas o árbitro manteve o critério e demonstrou-se coerente na decisão. Exibição positiva de António Nobre.
Onze do Rio Ave:
Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jakub Brabec, Jonathan Panzo, Marious Vrousai, Brandon Aguilera, Andreas Ntoi, Nikos Athanasiou, Dario Spikic, Clayton Silva, André Luiz
Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Bebeto, Brayan Medina, Christian Marques, Tiago Manso, Yaya Sithole, Juan Rodríguez, Pedro Maranhão, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro, Jordan Siebatcheu
1':
Começou a partida! Rola a bola no Estádio dos Arcos!
3':
Rio Ave: Marious Vrousai
aparece à entrada da área e tenta desestabilizar com um remate potente, que é travado por Bernardo Fontes!
5':
CD Tondela: Pedro Maranhão
recebe na profundidade e arma um forte tiro cruzado, mas Miszta está atento e consegue defender para canto!
7':
Entrada forte por parte do CD Tondela na partida! A turma visitante tem sufocado o Rio Ave nestes primeiros minutos!
15':
Se os instantes iniciais foram dominados pelo CD Tondela, o mesmo não se pode afirmar sobre os últimos minutos! Só tem dado Rio Ave!
20':
Rio Ave: Marious Vrousai
realiza um belo trabalho de fintas e remata cruzado, para nova intervenção in extremis de Bernardo Fontes!
23':
Jogo bastante vivo e com um ritmo alucinante! Os primeiros minutos foram controlados pelo CD Tondela, com aproximações, principalmente, pelo flanco esquerdo, mas sem o sucesso pretendido. Daí em diante, o Rio Ave conseguiu equilibrar as contas e tem dominado o fluxo da partida, protagonizando, até agora, as principais jogadas de perigo. André Luiz e Clayton, com Vrousai, têm sido os jogadores mais esclarecidos. Pedro Maranhão do lado oposto, saliente-se.
25':
GOLO Rio Ave! Dario Spikic marca
Dario Spikic marca o seu 2º golo na prova (7 jogos) Dario Spikic marcou o seu 2º golo na equipa (7 jogos)
GOLO DO RIO AVE! Clayton aparece no interior da área, desmarcando-se pelo corredor direito, e cruza para a zona do segundo poste, onde aparece Dario Spikic a finalizar! Belo trabalho de equipa por parte do conjunto rioavista!
27':
VAR confirma:
tudo legal no decorrer do lance! Rio Ave em vantagem!
37':
CD Tondela tem apresentado algumas dificuldades na fase de construção e no processo ofensivo. Por outro lado, o Rio Ave foca-se na coesão defensiva - imperial até ao momento - e na saída rápida com bola, sendo, para já, bastante perigoso em contra-ataques!
39':
CD Tondela: Jordan Siebatcheu
aparece em zona de finalização e tenta empatar de cabeça, mas o remate passa muito ao lado! Aqui das bancadas parece mesmo que a bola tinha entrado!
42':
GOLO Rio Ave! André Luiz marca
André Luiz marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
GOLO DO RIO AVE! Desentendimento entre Brayan Medina e o guardião Bernardo Fontes, com André Luiz a recuperar o esférico e, sem oposição, a dilatar a vantagem!
Intervalo:
Rio Ave vence ao intervalo e o resultado adequa-se à superioridade rioavista no primeiro tempo! Apesar do ímpeto inicial ter pertencido ao conjunto visitante, com algumas aproximações de perigo, a turma de Vila do Conde conseguiu reagir e não só equilibrou a disputa, como tomou conta do ritmo de jogo. André Luiz e Clayton tem sido uma autêntica dor de cabeça para a linha defensiva contrária, tal como Vrousai - que tem aparecido frequentemente em terrenos ofensivos. Vantagem caseira justa e o CD Tondela tem muito a ajustar para reentrar na narrativa.
49':
Rio Ave: Clayton Silva
é lançado na profundidade na perfeição por André Luiz, mas perde muito tempo e decide mal, tendo sido travado por um corte imperial!
57':
João Félix está presente no Estádio dos Arcos para apoiar o seu irmão Hugo Félix, que foi lançado ao intervalo por Ivo Vieira!
59':
CD Tondela: Jordan Siebatcheu
aparece no interior da área, com apenas Bernardo Fontes pela frente, mas é travado pela mancha do guardião!
63':
CD Tondela entrou muito bem na partida - muito devido às alterações efetuadas por Ivo Vieira - e o Rio Ave limita-se a defender nesta fase do jogo. Domínio dos visitantes, que têm tentado de tudo para reduzir a desvantagem no marcador - para já, algo perdulários em zonas de finalização!
73':
GOLO Rio Ave! Clayton Silva marca
Clayton Silva marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
André Luiz lançou Clayton na profundidade e Clayton finaliza com um remate potente, apesar do ângulo não ser o mais favorável!
77':
Apesar do segundo tempo ter sido controlado, até ao momento, pelo CD Tondela, a turma visitante foi bastante perdulária nas ocasiões de perigo que teve e sofreu o 3-0 na única oportunidade de perigo protagonizada pelo Rio Ave desde a vinda dos balneários. Apesar do sufoco, o conjunto da casa conseguiu novamente ferir o adversário e a vitória parece já não escapar!
81':
CD Tondela tenta de tudo para reduzir, mas não tem sido feliz no momento da finalização - falta assertividade nas decisões tomadas pelos homens mais adiantados. O Rio Ave, por sua vez, tem conseguido manter uma linha defensiva coesa, afastando potenciais oportunidades de perigo!
90':
Cartão vermelho para Clayton Silva (Rio Ave)
por acumulação de amarelos. Clayton Silva vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
90 +3':
Cartão vermelho para Brayan Medina (CD Tondela)
por acumulação de amarelos. Brayan Medina vê o seu 1º vermelho na prova (6 jogos)
Fim de Jogo:
Vitória justa e que se adequa ao produzido pelo Rio Ave esta tarde! O conjunto de Vila do Conde foi bastante assertivo nos momentos de finalização, soube defender de forma coesa e ainda conseguiu dilatar quando o CD Tondela estava claramente por cima! Muito mérito para o trabalho produzido pelos rioavistas neste duelo!
Melhor em campo:
André Luiz (RAFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Foi uma autêntica dor de cabeça para a linha defensiva contrária, com diversos movimentos dinâmicos, e esteve ligado aos três momentos de golo. Jogador para outros voos!
90 +5':
O árbitro apita para o final da partida.