Caso Prestianni agrava-se: Autoridade abre processo e jogador pode enfrentar castigo pesado | OneFootball

Caso Prestianni agrava-se: Autoridade abre processo e jogador pode enfrentar castigo pesado | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DOMINIODEBOLA

DOMINIODEBOLA

·18. Februar 2026

Caso Prestianni agrava-se: Autoridade abre processo e jogador pode enfrentar castigo pesado

Artikelbild:Caso Prestianni agrava-se: Autoridade abre processo e jogador pode enfrentar castigo pesado

APCVD junta-se à UEFA na investigação às acusações de racismo feitas por Vinícius no Benfica–Real Madrid

O alegado caso de racismo envolvendo Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior continua a ganhar novos contornos.

Um dia depois da denúncia feita pelo avançado brasileiro, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou a abertura de um processo de contraordenação para apurar os factos ocorridos no jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Real Madrid, no Estádio da Luz.


OneFootball Videos


Em comunicado oficial, a APCVD esclarece que o processo surge na sequência das notícias divulgadas nos órgãos de comunicação social relativas a alegados insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior, durante a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

“Foi instaurado um processo de contraordenação, com vista ao apuramento dos factos”, refere a entidade.

Paralelamente, também a UEFA mantém em curso a sua própria investigação, tendo já nomeado um inspetor de Ética e Disciplina para analisar o caso.

Recorde-se que o incidente ocorreu na segunda parte do encontro, quando Vinícius acusou Prestianni de o ter insultado, levando o árbitro a ativar o protocolo antirracista e a interromper temporariamente o jogo.

Caso fique provado que existiram insultos de teor racista, o jovem extremo argentino poderá enfrentar uma suspensão mínima de dez jogos, de acordo com o regulamento disciplinar da UEFA, além de eventuais sanções adicionais.

Até ao momento, Prestianni nega qualquer comportamento discriminatório, garantindo que foi mal interpretado, enquanto o Benfica tem acompanhado o processo com atenção.

O caso segue agora sob análise das autoridades nacionais e internacionais, podendo ter consequências desportivas e disciplinares significativas para o jogador e para o clube.

“Na sequência de notícias difundidas nos órgãos de comunicação social relativas a alegados insultos/atos de racismo dirigidos ao jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, durante o jogo entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, referente à 1.ª mão do playoff da UEFA Champions League, realizado no Estádio da Luz, competição organizada pela UEFA, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo de contraordenação, com vista ao apuramento dos factos”, pode ler-se, numa nota oficial.

Impressum des Publishers ansehen