Portal dos Dragões
·10. Oktober 2025
Como a desistência da seleção da Eritreia pode ajudar Zaidu a ir ao Mundial 2026

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·10. Oktober 2025
A retirada da Eritreia complicou a situação e pode provocar alterações na qualificação africana para o Mundial de 2026. Segundo o regulamento da FIFA, estas mudanças são mesmo expectáveis.
Neste momento, apenas os vencedores de cada grupo garantem a qualificação directa. Os quatro melhores segundos lugares passam a um play-off que decidirá a vaga adicional para o torneio que decorrerá no próximo ano no México, no Canadá e nos Estados Unidos da América.
Com a saída da Eritreia, a CAF (Confederação Africana de Futebol) e a FIFA ponderam excluir os pontos conquistados por cada seleção frente ao último classificado de cada grupo ao apurar os quatro melhores segundos. A proposta surge porque o grupo da Eritreia passou a ter apenas cinco equipas, enquanto os restantes mantêm seis.
Essa possibilidade está prevista no regulamento da FIFA e, segundo a imprensa africana, deverá ser formalmente anunciada nos próximos dias.
Esta alteração pode beneficiar seleções como a Nigéria, de Zaidu (FC Porto), dando-lhes novo fôlego na luta pela qualificação. Os nigerianos ocupam actualmente o terceiro lugar do grupo C, atrás da África do Sul e do Benim. Neste novo quadro, basta vencerem os dois jogos que faltam e recuperar a diferença de golos face ao Benim – adversário na última jornada – para integrarem o lote dos melhores segundos classificados.