COMUNICADO: UEFA quebra o silêncio após acusação de racismo no Benfica x Real Madrid | OneFootball

COMUNICADO: UEFA quebra o silêncio após acusação de racismo no Benfica x Real Madrid | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DOMINIODEBOLA

DOMINIODEBOLA

·18. Februar 2026

COMUNICADO: UEFA quebra o silêncio após acusação de racismo no Benfica x Real Madrid

Artikelbild:COMUNICADO: UEFA quebra o silêncio após acusação de racismo no Benfica x Real Madrid

UEFA reage ao caso Prestianni-Vinícius e pode abrir processo disciplinar

A UEFA confirmou, esta quarta-feira, que está a analisar os relatórios oficiais do encontro entre o Benfica e o Real Madrid, referente ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na sequência da acusação de insultos racistas envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni.

Em comunicado oficial, o organismo máximo do futebol europeu informou que está a avaliar toda a documentação relacionada com os jogos realizados na noite anterior.


OneFootball Videos


“Os relatórios oficiais estão a ser analisados. Caso seja reportado algo relevante, serão abertas investigações e eventuais sanções disciplinares serão comunicadas no site da UEFA”, pode ler-se na nota divulgada.

O episódio ocorreu durante a segunda parte da partida, quando Vinícius Júnior se dirigiu ao árbitro François Letexier, acusando Prestianni de o ter insultado racialmente. O internacional brasileiro afirmou ter sido chamado de “mono”, expressão considerada ofensiva.

Perante a situação, o árbitro francês ativou o protocolo antirracismo, interrompendo momentaneamente o jogo e cruzando os braços, sinal utilizado pela UEFA para assinalar incidentes desta natureza.

Durante o período de interrupção, jogadores das duas equipas trocaram argumentos no relvado, com o treinador do Benfica, José Mourinho, a aproximar-se de Vinícius para tentar acalmar os ânimos.

No final do encontro, o avançado francês Kylian Mbappé corroborou publicamente a versão do colega de equipa, garantindo ter ouvido os alegados insultos.

Horas depois, Vinícius Júnior recorreu às redes sociais para comentar o caso:

“Racistas são, acima de tudo, cobardes. Precisam de esconder o rosto para mostrar como são fracos”, escreveu o jogador.

Por sua vez, Gianluca Prestianni já negou qualquer comportamento racista, afirmando que está a ser alvo de ameaças e ataques nas redes sociais desde o final do jogo.

A UEFA deverá agora decidir se existe matéria suficiente para abrir um processo disciplinar formal. Caso avance, o Benfica e o jogador poderão enfrentar sanções, dependendo das conclusões da investigação.

Impressum des Publishers ansehen