Del Valle x Atlético: coletiva de imprensa com Sampaoli | OneFootball

Del Valle x Atlético: coletiva de imprensa com Sampaoli | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·22. Oktober 2025

Del Valle x Atlético: coletiva de imprensa com Sampaoli

Artikelbild:Del Valle x Atlético: coletiva de imprensa com Sampaoli

Pergunta: Boa noite, Sampaoli. Queria que você falasse sobre o Hulk, principalmente, ele foi assunto essa semana, fora de campo, e a diretoria até se posicionou, que é um jogador importante, não se fala de permanência para o ano que vem. Não vem sendo titular dos jogos, mas entrou, fez uma jogada do gol junto com Dudu. Queria que você falasse sobre isso…

Sampaoli: “Para nós é muito importante recuperar o nível do Hulk, porque como você falou, ele é um ídolo do Clube, é um jogador que viveu muitas coisas no Clube. Eu fico muito feliz de que ele tenha feito a jogada do gol de empate. Então, nós esperamos, sempre, o máximo rendimento dele. Seguramente, isso lhe dará impulso, lhe dará maior segurança e, bem, ele ajudará muito mais a equipe”.


OneFootball Videos


Pergunta: O que você pensou de estratégia para o jogo, em questão de tática? O Atlético foi mais cauteloso no primeiro tempo, depois mais ousado no segundo tempo…

Sampaoli: “É muito difícil jogar aqui. A exigência de um campo onde a equipe (mandante) normalmente sempre ganha aqui, nessa cidade. E a altitude, um montão de condições de uma semifinal. Eu creio que o jogo do primeiro tempo foi equilibrado, sem muitas ações da nossa parte, faltou para nós um pouco de jogo. No segundo tempo, o time jogou melhor, teve muitas chances claras para empatar o jogo mais cedo, inclusive, no final, poderia ter convertido (o gol da virada). Mas, eu valorizo a atitude de jogo do segundo tempo, que nos permitiu chegar ao empate”.

Pergunta: Para o segundo tempo, a sua equipe ganha mais intensidade. Qual foi a conversa no vestiário para enfrentar os últimos 45 minutos? E qual sua avaliação em relação ao desempenho dos jogadores que saíram do banco de reservas, como Hulk, Dudu, que protagonizaram o gol?

Sampaoli: “As substituições são estruturais, modificamos o jogo ofensivamente. Com as trocas, tivemos um time descansado, com pontas descansados no jogo de um contra um. E o Hulk nos deu, nesse sentido, suporte, se colocou de frente ao gol, e fez a função de pivô. Bem, e ainda fez a jogada de gol. Creio que, coletivamente, o bloco ofensivo que jogou no segundo tempo teve mais jogo que o primeiro tempo. Então, por aí, tivemos a chance de dominar mais a partida. E que o Independiente, dessa forma, não teve tanta posse de bola”.

Pergunta: Agora, terminada a primeira partida da semifinal, o que você pode esperar da partida de volta, quando o Del Valle é uma das equipes que sabem jogar em condição de visitante? Não fica fechado, busca espaços… Como você vê essa chave definitiva no Brasil e quanto ajuda o resultado de hoje na necessidade que tem a equipe (Atlético) de estar na final?

Sampaoli: “Bem, sabemos muito bem da capacidade que essa equipe (Del Valle) tem de jogar na condição de visitante. Temos claro que teremos de ter um desempenho extremamente planejada, porque é um adversário que tem muito nível, muita potência ofensiva, mas, bem, vamos nos preparar para um confronto extremamente difícil, como esse, e que sabemos muito bem que (o Del Valle) é uma das melhores equipes que melhor fazem o contra-ataque na América do Sul. Teremos de estar preparados para jogar uma boa partida”.

Pergunta: Faz uns 10 anos que não observamos essa solidez defensiva, porque o seu estilo era ir ao ataque e buscar o empate. Agora, demonstra uma solidez defensiva, sem desesperar, e encontrando o prêmio no final. Como manter esse aspecto também para o jogo de volta?

Sampaoli: “Sim, sim. Era difícil, porque sabíamos muito bem que o Independiente conhece bem esse campo, a velocidade da bola. E nos tempos ofensivos do jogo, esse adversário é difícil. E creio que tivemos a possibilidade de neutralizar muitos aspectos (do adversário) que, hoje, no primeiro tempo, ficou mais complicado, porque o Mercado se desgrudou, e a dupla de ataque, com o recuo de um centroavante, nos gerou inconveniente. Então, houve o pênalti, que para mim foi extremamente discutível. Mas, vamos nos preparar para uma partida extremamente exigente como essa, não há vantagens. Não saímos em vantagem, empatamos uma partida que merecíamos, principalmente no segundo tempo. Mas a disputa está aberta para as duas equipes”.

Pergunta: Você treinou o Emelec aqui no Equador. Sempre venceu o Independiente. Pode dizer como avalia o IDV atualmente, em função da evolução do clube? Você trabalhou com o Beccacece, treinador da Seleção do Equador. Pode fazer sua avaliação do trabalho do seu ex-ajudante?

Sampaoli: “Faz muito tempo que eu passei aqui no Emelec, foi um ano muito bom para nós, para o clube, ganhamos o Apertura, perdemos o Clausura por um ponto, e perdemos a final diante da LDU, mas tivemos muitos resultados positivos. Quando eu fui treinar no estádio do Emelec, tive ótimas recordações de um lugar onde fui muito bem tratado, e tive uma equipe que jogava muito bem”.

“Com respeito ao técnico da Seleção Equatoriana, ele fez um bom trabalho, porque colocou Equador na Copa do Mundo, ficou em segundo lugar nas Eliminatórias, e teve um leque de futebolistas que, seguramente, pode competir tranquilamente em um torneio internacional”.

Pergunta: Quais foram as palavras que você mencionou aos jogadores no vestiário? Porque eles saíram com um semblante diferente no segundo tempo… Como você planeja o jogo de volta? Já consideram finalistas da Copa Sudamericana?

Sampaoli: “Corrigimos alguns pontos estruturais do meio de campo. Bem, exigi ao grupo que se soltassem, que se animassem a jogar, que havia espaço para atacar. A equipe deu a resposta. Como já disse, diante de um cenário complexo, não se desprotegeu atrás. Teve uma capacidade de vontade muito importante, em um lugar que é difícil repetir esforços, e na reta final, conseguiu (o gol), buscou o segundo gol até o fim. Creio que isso nos dá uma boa perspectiva de esperanças para o jogo de volta, em Belo Horizonte. Sabendo que jogamos contra uma equipe que não se estressa nunca, sabe o que quer, e seguramente, se não estivermos numa boa noite, vai passar o que passou com algumas equipes que, achando que, jogando de local, iriam definir a série e ficaram eliminados”.


Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Blue Sky
  • Flickr
  • Threads
  • Whatsapp
Impressum des Publishers ansehen