Coluna do Fla
·25. Oktober 2025
Ex-River Plate conta bastidores de virada do Flamengo na Libertadores 2019 e desabafa

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·25. Oktober 2025

A final da Libertadores 2025 será em Lima, no Peru. A última vez em que a cidade recebeu a decisão continental foi em 2019, com o Flamengo virando sobre o River Plate (ARG) nos minutos decisivos. A reação rubro-negra começou após falha de Lucas Pratto, atacante do time argentino na época, que terminou no primeiro gol de Gabigol.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por El Impacto (@elimpactocom)
Em recente entrevista, o ‘Urso’, como é conhecido na Argentina, contou detalhes do lance que colocou o Flamengo vivo no jogo e rechaçou a fama de vilão. Afinal, segundo o atacante, a culpa não pode ser dele pelo empate depois de perder a bola longe da meta do goleiro Armani.
— Eu não vi nunca o Montiel (para tocar a bola). Eu olhava para todos os lados, pois não queria errar. Olhei para todos os lados, buscando, olhei para a esquerda, primeiramente. Precisava terminar a jogada, não queria ir para trás. Quando eu ia finalizar o lance, aí vem o Arrascaeta e toma a bola. Só me restava correr, correr, correr e termina em gol —, disse Pratto, em entrevista recente ao portal ‘El Impacto’.
— Nunca voltei a ver a final, nunca vi o lance, também nunca vi o segundo gol. Depois da partida, passei mal, chorei muito. Estamos acostumados a ver zagueiros sendo culpados quando erram, mas eu sou atacante, perdi a bola a 70 metros do gol e me culpam por perder a bola —, acrescentou.
No dia 23 de novembro de 2019, Rafael Santos Borré abriu o placar para o River Plate. Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, no erro de Pratto, Arrascaeta armou o contra-ataque, acionou Bruno Henrique e recebeu de volta. O uruguaio achou Gabigol na área, e o atacante empatou.
Logo depois, aos 46 minutos, Diego Ribas fez lançamento longo, o zagueiro Pinola falhou e Gabigol virou o jogo de forma espetacular, garantindo o bicampeonato da Copa Libertadores da América para o Flamengo, em Lima. Agora, o sonho do tri passa pela capital peruana.
A grande decisão deste ano será em Lima de novo. Porém, para chegar lá, o Flamengo precisa passar pelo Racing na quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília). Antes, porém, o Rubro-Negro encara o Fortaleza, pelo Brasileirão, neste sábado (25).









































