Zerozero
·1. Oktober 2025
FC Porto apresenta lucro de 39,2 milhões de euros em 2024/25

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1. Oktober 2025
Através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto anunciou, esta quarta-feira, um lucro de 39,24 milhões de euros relativamente ao exercício de 2024/25, o que representa o «melhor resultado de sempre», segundo o clube azul e branco.
Este relatório - que será apresentado esta quarta-feira no Estádio do Dragão - revela que o emblema portuense inverteu as perdas registadas no ano anterior, cujo prejuízo rondava os 22 milhões de euros. Além disso, o clube destaca também a ausência da participação da Liga dos Campeões, o que representa - em comparação com a Liga Europa - uma «diferença de receita e resultados de 47,9 milhões de euros».
Segundo a informação publicada pelos dragões, este Relatório e Contas demonstra uma política de contenção de gastos, já que foi verificada uma redução de custo de pessoal superior a dez milhões de euros em comparação com o exercício de 2023/24.
«Esta diminuição resulta, principalmente, da redução das remunerações atribuídas a jogadores e equipas técnicas (menos 9,965 milhões de euros), bem como da diminuição dos custos com os órgãos sociais do Grupo (menos 2,012 milhões de euros)», pode ler-se no documento partilhado pelos azuis e brancos.
No cenário das vendas de jogadores, o FC Porto apresentou um valor a rondar os 171 milhões de euros, o que contribuiu para um resultado líquido de 100,43 milhões no capítulo em questão - um «valor recorde», segundo o documento apresentado pelos dragões.
Excluindo as transferências de atletas, o resultado operacional da SAD portuense foi de 2,44 milhões de euros, o que representa uma evolução positiva, face aos 1,96 milhões de euros de prejuízo apresentado no que toca ao resultado operacional da época transata.
No relatório, está ainda destacada a parceria com a empresa Ithaka, que resultou na «venda de 30 por cento dos direitos económicos da Porto StadCo, por 65 milhões de euros (com potencial de atingir um valor total de 100 milhões de euros).»
Além disso, o FC Porto destaca a «reestruturação financeira e da situação patrimonial, com os capitais próprios a recuperarem» para um valor a rondar os 103 milhões de euros, fixando-se, assim, em 10,5 milhões de euros em capitais negativos.
«O nosso objetivo é consolidar a posição no futebol nacional e europeu e retomar a participação regular na Liga dos Campeões, condição essencial para assegurar a sustentabilidade do clube. A gestão rigorosa, aliada a uma política de investimento sustentado, permitirá crescer no plano desportivo e nas receitas, investindo de forma continuada na melhoria de processos e sistemas», afirmou o presidente André Villas-Boas sobre este «novo ciclo» no FC Porto.
[Notícia atualizada às 9h44]