Zerozero
·18. Februar 2026
Mourinho e Benfica contra a história: <i>Special One</i> tem missão (quase) impossível no Bernabéu

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18. Februar 2026

Sim, caro leitor, não é exagero. A premissa é mesmo essa: José Mourinho e o Benfica têm pela frente uma missão que se adivinha, no mínimo, muito complicada. Assim nos diz a história: Special One e encarnados conseguiram virar uma eliminatória de Champions onde tenham começado a perder no jogo em casa apenas por uma vez na sua existência individual (uma vez para o clube e outra para o treinador). E as estatísticas não ficam por aí.
Vamos por partes. No final do Benfica 0-1 Real Madrid, o zerozero escreveu uma peça sobre a última - e única - vez em que 'o Benfica seguiu em frente depois de perder a primeira mão em casa' - pode ler AQUI. Posto isto, neste artigo de análise, vamos incidir no outro lado da moeda: o registo de José Mourinho nesse mesmo cenário.
«Já tenho mais de 1.300 jogos sentado no banco, mais de 200 jogos em competições europeias», fez questão de reforçar o setubalense ontem, em conferência de imprensa. A experiência do técnico com (de forma quase unânime) maior importância na história do futebol português não é questionável, mas até um treinador como Mou tem o seu calcanhar de aquiles.
Ao longo dessa longínqua lista de jogos disputados, o nosso portal fez a recolha de cinco deles em específico: juntos formam a amostra completa de jogos a eliminar em competições europeias onde o português saiu a perder a primeira mão em casa.
Falamos de FC Porto 0-1 Panathinaikos, Chelsea 1-2 Barcelona, Real Madrid 0-2 Barcelona, Tottenham 0-1 Leipzig e Fenerbahçe 1-3 Rangers. Em quantos deles seguiu em frente? Aí está: apenas num deles. É caso para dizer que, neste cenário, se trata do Special... Once [especial... uma vez].
No início da sua carreira como treinador dos dragões, Mourinho conseguiu, em Atenas, virar a eliminatória frente ao Panathinaikos (0-2 após prolongamento). De lá para cá seguiram-se quatro casos semelhantes e... quatro eliminações precoces.
Uma coisa é certa: Benfica e Mou não vão às cegas para Madrid. Sabem o que lhes espera, conhecem a dificuldade do desafio e estão avisados sobre a história negativa, tanto do clube encarnado como do técnico português.
E não é só nestes dois casos que o registo pende para o negativo. A própria competição também faz questão de o mostrar. O PlaymakerStats, parceiro do zerozero, traz-nos um dado fortíssimo: em toda a história da Liga dos Campeões, a equipa que perdeu em casa na primeira mão de uma eliminatória acabou eliminada 343 vezes de 353 (!).
Só existem dez casos de reviravoltas na eliminatória, ou seja, três por cento. Uma réstia de esperança.
Além desse dado, importa destacar também que nas 39 vezes anteriores em que o Real Madrid venceu a primeira mão de uma eliminatória UEFA fora de casa, qualificou-se em 37 delas. Os desaires aconteceram em 1994/95 frente ao Odense e, mais recentemente, frente ao Ajax (2018/19).
Posto isto, conseguirá Mourinho - e o Benfica - fugir à história e fazer dos «tão longos 90 minutos» do Santiago Bernabéu uma arma a seu favor?
O zerozero vai estar em Madrid para lhe trazer a resposta.









































