O FC Porto e a Taça da Liga: uma taça maldita… mas não no Estádio do Dragão | OneFootball

O FC Porto e a Taça da Liga: uma taça maldita… mas não no Estádio do Dragão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·4. Dezember 2025

O FC Porto e a Taça da Liga: uma taça maldita… mas não no Estádio do Dragão

Artikelbild:O FC Porto e a Taça da Liga: uma taça maldita… mas não no Estádio do Dragão

O FC Porto e a Taça da Liga, atualmente designada Allianz Cup, não mantêm uma relação próxima. Basta lembrar que os dragões só conquistaram a prova por uma vez em 18 edições (a 19.ª está a decorrer). Curiosamente, essa “maldição” tem-se mantido fora do Estádio do Dragão: os azuis e brancos não registam derrotas nesta competição no Dragão desde 29 de dezembro de 2015 – quase uma década.

Este dado ganha relevo na antecâmara do encontro com o Vitória, referente aos quartos‑de‑final da Allianz Cup, que se disputa no Dragão esta quinta‑feira à noite. Apesar das sucessivas alterações de formato da prova, o FC Porto tem mostrado grande solidez em casa. No historial da equipa no Dragão há apenas três excepções a essa tendência, sendo a mais recente a derrota em 2015/16 diante do Marítimo (3-1), com um dos golos a cargo de Moussa Marega. Antes, em 2013/14, os dragões foram afastados em casa nos penáltis pelo Benfica, e a outra derrota ocorreu em 2011 frente ao Nacional.


OneFootball Videos


Essas são as únicas derrotas do FC Porto no Dragão na Taça da Liga. No conjunto das partidas disputadas na condição de visitado nesta prova, o clube soma 30 jogos, com 22 vitórias, seis empates e duas derrotas.

Convém recordar também que na época passada o FC Porto não actuou no Dragão na Taça da Liga, uma vez que o jogo dos quartos se realizou em Aveiro, devido ao cumprimento de um castigo de interdição de um jogo.

Quanto à tal “maldição” na Taça da Liga, o historial fora do Dragão ajuda a explicá‑la. Em 24 partidas fora de casa, o FC Porto venceu nove, empatou seis e perdeu nove. Em terreno neutro o registo é de nove jogos, com quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas – sendo que dois desses empates terminaram com eliminação nos penáltis.

Impressum des Publishers ansehen