O que o FC Porto oferece ao capitão e o que vai na cabeça de Diogo Costa | OneFootball

O que o FC Porto oferece ao capitão e o que vai na cabeça de Diogo Costa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·3. September 2025

O que o FC Porto oferece ao capitão e o que vai na cabeça de Diogo Costa

Artikelbild:O que o FC Porto oferece ao capitão e o que vai na cabeça de Diogo Costa

Minuto 86 do clássico em Alvalade entre o Sporting e o FC Porto: à entrada da grande área, Luis Suárez recebe a bola, ultrapassa Pablo Rosario e remata com potência – só não marcou porque Diogo Costa esteve no local certo.

O guarda-redes e capitão travou, mais uma vez, o empate, assegurando a vitória dos portistas no terreno do adversário e reafirmando a sua relevância no FC Porto de Francesco Farioli. Após o fecho da janela de transferências, o número 99 mantém-se no clube, apesar dos interesses externos. No derradeiro período de mercado, o Aston Villa apontou ao internacional português, juntando-se ao persistente Galatasaray, mas a SAD liderada por André Villas-Boas manteve posição: Diogo tem de ser preservado e prolongado no FC Porto pelo maior período possível.


OneFootball Videos


O Portal conhece já esforços nos escritórios do Estádio do Dragão para tratar do futuro do guardião formado no Olival. Em preparação, segundo apurámos, está a renovação de contrato de Diogo Costa, considerado um dos principais símbolos do clube e alvo de uma melhoria das condições contratuais. O jornal apurou ainda que a administração pretende oferecer ao jogador de 25 anos o contrato mais relevante do plantel, prolongando a sua ligação para além de 2027, ano em que termina o vínculo atual.

Do lado de Diogo existe abertura para essa hipótese, até porque a proposta da SAD já foi comunicada ao atleta. Há pormenores a afinar, naturalmente, mas o guardião vê com bons olhos a continuidade, que continua garantida enquanto vigorar a cláusula de rescisão de 75 milhões de euros, um travão a ofertas mais exóticas – com Turquia e Arábia Saudita em destaque.

A confiança do FC Porto em Diogo Costa assenta no empenho que o número 99 tem revelado em todos os momentos. Consciente de que, nos últimos anos, vários clubes de topo acompanharam a sua evolução, o guarda-redes nunca hesitou, em parte devido à ligação emocional que mantém ao emblema azul e branco desde tenra idade. «Se nunca sair do FC Porto, que é o clube que amo e onde aprendi a jogar futebol, serei feliz», afirmou Diogo, em outubro do ano passado, numa entrevista à BBC, ressalvando, ainda assim, que «todos sabem como é a vida de um futebolista».

Fiel a essa postura, o guardião, que de momento está ao serviço da Seleção Nacional, está plenamente alinhado com os objetivos do FC Porto para a época. A prioridade é conquistar a Liga, que escapa ao clube da Invicta desde 2021/22. Nesse sentido, Diogo Costa reconhece que André Villas-Boas, a estrutura futebolística e Farioli construíram um plantel capaz de competir em várias frentes, algo evidenciado pelo início de época irrepreensível (quatro vitórias consecutivas). Por isso, Diogo mantém-se comprometido com o Dragão e com o futuro do clube.

Galatasaray chegou aos 30 milhões de euros:

O Galatasaray concretizou a contratação de Ugurcan Çakir para a baliza, pagando 33 milhões de euros ao Trabzonspor. Antes dessa operação, os turcos haviam sondado diversas alternativas, entre as quais Diogo Costa. Como A BOLA noticiou, a SAD do FC Porto recusou uma proposta formal de 20 milhões de euros dos campeões turcos, que recentemente voltaram a avançar. A nova oferta, segundo o Portal, foi de 30 milhões, mas continuou muito aquém da avaliação dos dragões e mereceu nova recusa por parte de André Villas-Boas.

O interesse do Aston Villa teve grande visibilidade mediática, mas o clube inglês, além de não ter transferido Emiliano Martínez, nunca conseguiu reunir argumentos financeiros para avançar por Diogo Costa. Os Villans estão submetidos ao PSR, equivalente ao Fair Play Financeiro da Premier League, e não puderam aproximar-se das exigências económicas do FC Porto.

Impressum des Publishers ansehen