MundoBola Flamengo
·1. Oktober 2025
Pascoal escolhe 'prateleira' de Filipe Luís e diz o que lhe falta

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1. Oktober 2025
Filipe Luís completou um ano como técnico do Flamengo, consolidado como um dos melhores do país. Liderando o Mengão nas ótimas campanhas no Brasileirão e Libertadores, ainda falta algo para o comandante rubro-negro. Isso quem diz é o jornalista Osvaldo Pascoal, que ainda escolhe "prateleira" do treinador.
Segundo Pascoal, na hora de avaliar treinadores, existem prateleiras. Ou seja, níveis de qualidade e onde cada um se coloca, usando como base, principalmente, títulos. Para o comentarista, Filipe Luís se encontra na 1ª.
"É preciso conquistar títulos. Isso é que faz a carreira do jogador, isso que faz a carreira do treinador. As conquistas marcam, impõem respeito e elas determinam o território, que é aquele território marcado pelo treinador. Porque existem prateleiras. E o treinador da primeira prateleira é de um jeito, o da segunda, o da terceira, e aí você vai escolhendo aquele que te convém. E o Filipe está na primeira prateleira do futebol brasileiro", dispara Pascoal.
Além da Copa do Brasil, conquistada em 2024, Filipe Luís soma outros três títulos no comando do Flamengo. No início do ano, o Rubro-Negro levantou a taça da Supercopa e do Carioca. Fora esses dois, a "simbólica" Taça Guanabara.
Vivendo uma temporada onde se mostra um técnico de elite, Pascoal diz que falta algo para Filipe Luís. Segundo ele, um título de expressão em 2025 é crucial. O Mengão desponta como favorito em dois, liderando o Brasileirão e nas semis da Libertadores.
"O Filipe Luís está no comando já com alguns títulos. Mas eu acho que ele precisa coroar esse ano com um título de expressão. Seja o Campeonato Brasileiro ou a Libertadores da América", diz.
Além dos títulos, Pascoal destaca outro ponto como determinante na hora de avaliar Filipe Luís. O jornalista aponta para a maturidade do técnico e como ele dirige com maestria o "melhor time da América do Sul". A tarefa não seria fácil, ainda mais para um treinador jovem, porém, ele chama atenção principalmente pela administração.
"Ele comanda o melhor time da América do Sul, um time incomparável, como é o do Flamengo. E ele consegue administrar bem, consegue revirar os seus problemas. Principalmente aquela situação com o Pedro, que acabou depois sendo resolvida. Eu acho que ele controla muito bem esse tipo de situação", avalia Pascoal.
Nesta terça (30), Filipe Luís foi homenageado pelo Flamengo. Na Gávea, o treinador recebeu uma placa pelo primeiro ano completo como técnico rubro-negro. O técnico soma 70 jogos na beira do campo pelo Fla, com um aproveitamento de 66%.
Live
Live