Sem Alisson e Ederson, Brasil tem disputa aberta entre goleiros | OneFootball

Sem Alisson e Ederson, Brasil tem disputa aberta entre goleiros | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·9. Oktober 2025

Sem Alisson e Ederson, Brasil tem disputa aberta entre goleiros

Artikelbild:Sem Alisson e Ederson, Brasil tem disputa aberta entre goleiros

A menos de um ano para a Copa do Mundo, a briga por vagas no grupo de convocados é grande e uma posição parece estar completamente definida. Assim como aconteceu nas Copas de 2018 e 2022, Alisson e Ederson se colocam como os principais goleiros da seleção brasileira. Ambos, porém, sofreram com lesões nas últimas temporadas e justamente por isso ficaram de fora da Data Fifa deste mês. O que abre espaço para uma dúvida: há uma terceira via confiável?

Sem as duas principais opções da seleção para o gol em outubro, os três goleiros convocados por Carlo Ancelotti para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão são Bento, Hugo Souza e John.


OneFootball Videos


Os três goleiros convocados vivem momentos diferentes na seleção brasileira. Bento fez parte de todo o ciclo mesmo com diferentes treinadores e é o mais experiente entre os três quando se trata da Amarelinha. Hugo Souza tem ganhado espaço nas últimas convocações com Ancelotti, mas ainda não atuou. Já John está na sua primeira convocação.

Na frente da fila, Bento e Hugo têm 26 anos cada e se colocam como o futuro da posição, já que Alisson e Ederson vivem outro momento da carreira. Ederson já deixou uma liga top da Europa nesta temporada, ao trocar o Manchester City pelo Fenerbahçe. Alisson segue em alto nível no Liverpool, mas o clube contratou o ótimo Mamardashvili, preparando uma transição.

Com, em tese, uma vaga disponível para a Copa do Mundo de 2026, os goleiros têm na atual Data Fifa uma chance de ouro para mostrar trabalho. Ancelotti já confirmou que Bento será o titular contra a Coreia do Sul, enquanto Hugo Souza enfrenta o Japão. John, novato, aparece atrás na fila.

Bento busca recuperação

Goleiro mais caro da história do futebol brasileiro, Bento, de 26 anos, tem atuado com regularidade no Al Nassr, apesar de ter sido alvo de questionamentos quanto a sua permanência no final da última temporada. Desde agosto, ele atuou 90 minutos em todos os jogos do clube saudita.

Sem entrar em campo contra Bolívia e Chile na última Data Fifa, Bento vai jogar pela primeira vez sob o comando de Ancelotti e volta a ser titular desde a goleada sofrida contra a Argentina. O jogo culminou na demissão de Dorival Júnior e a atuação do goleiro também foi mal avaliada pela torcida.

Presente em todas as convocações do técnico Carlo Ancelotti, Bento rechaçou a ideia de se ver com um “lugar garantido” na seleção brasileira para a Copa do Mundo.

“Não posso achar que tenho um lugar garantido. Jamais vou pensar dessa maneira, isso é da minha pessoa: sempre conquistar e trabalhar para estar aqui novamente em outras convocações. Graças a Deus, me machuco muito pouco, e isso é muito importante para ter uma sequência na Seleção. Se no final meu nome estiver entre os convocados para a Copa do Mundo, vai ser a maior conquista da minha carreira. Vou trabalhar para conquistar esse sonho", disse em coletiva recente.

Hugo Souza tem trunfo

Também lembrado com frequência por Carlo Ancelotti, Hugo Souza, do Corinthians, ainda não estreou na seleção brasileira, o que deve acontecer contra o Japão. Também aos 26 anos, o goleiro tem um grande trunfo para ser escolhido para a Copa do Mundo: ser um grande pegador de pênaltis.

Na Copa do Mundo de 2022, o Brasil caiu para Croácia justamente na cobrança de pênaltis, quando Alisson não conseguiu se destacar. A qualidade de Hugo Souza já foi publicamente elogiada por Ancelotti.

"Estamos pensando nisso, em preparar, estudar pênaltis, preparar um goleiro para pênaltis porque no mata-mata muitos... no passado, o Brasil teve azar contra a Croácia, muitos jogos de quartas de final, oitavas, se decidem nos pênaltis, então é uma coisa que estamos pensando, avaliando", explicou o treinador da seleção em entrevista à ESPN.

Na coletiva da convocação, Ancelotti tentou fugir disso e ressaltou Hugo Souza como um grande goleiro debaixo das traves independente dos pênaltis. E destacou que não procura um goleiro com bom jogo com os pés. "Quero que faça a diferença com as mãos".

É inegável, porém, que Hugo Souza tem se destacado no Corinthians justamente pela capacidade de defender pênaltis e nas quartas de final da Copa do Brasil chegou a oito penalidades defendidas com a camisa do Timão.

Nesta Data FIFA de outubro, o Brasil encara os sul-coreanos na próxima sexta-feira (10), às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, e enfrenta o Japão no dia 14, às 7h30 (de Brasília), no Estádio de Tóquio.

Impressum des Publishers ansehen