«Sérgio Conceição? Diziam que estava <i>morto</i> por ter jogado no Koweit, mas chegou e parecia um lobo» | OneFootball

«Sérgio Conceição? Diziam que estava <i>morto</i> por ter jogado no Koweit, mas chegou e parecia um lobo» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·2. Dezember 2025

«Sérgio Conceição? Diziam que estava <i>morto</i> por ter jogado no Koweit, mas chegou e parecia um lobo»

Artikelbild:«Sérgio Conceição? Diziam que estava <i>morto</i> por ter jogado no Koweit, mas chegou e parecia um lobo»

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos que se uniu ao zerozero. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer também a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Agora dedicado ao agenciamento de jogadores, Daniel Fernandes conta com um vasto currículo internacional. O gaurda-redes, nascido no Canadá e internacional por Portugal, viveu uma das melhores fases da carreira ao serviço do PAOK, clube no qual se cruzou com um Sérgio Conceição no término do seu percurso como jogador.


OneFootball Videos


«O Sérgio é um monstro, é o melhor. Era um dos meus ídolos de infância/adolescência e, quando ele chegou ao PAOK, criámos logo uma boa relação. A minha coisa que ele me perguntou foi "Onde é que podemos ir buscar boa comida?". Eu falava grego e ajudei-o, mas ele também me ajudou muito: 80 por cento da nossa interação é com ele a servir de meu mentor. Passámos momentos fantásticos nesses seis meses em que estivemos juntos», começou por referir, indo mais longe: 

«Ele tem uma grande personalidade, adoro ver jogadores com a paixão que ele tem pelo jogo. Nunca me esqueço de quando ele chegou ao clube. Todos pensavam que ele estava morto por vir do Koweit, mas meu deus.... Tivemos jogo num pelado e ele parecia um lobo. Queria a bola e era tudo dele, comia relva. Treinava sempre no máximo, só me cruzei com outro jogador parecido com ele: o Roberto De Zerbi

De forma natural, tamanha paixão do então colega de equipa deu original a mais histórias marcantes.

«Ele dizia-me sempre que os portugueses não perdem e adorava a mentalidade dele. O primeiro ano em que ele lá esteve foi um desastre. Ficámos em 5º ou 6º lugar [n.d.r: o PAOK terminou o campeonato no 9º lugar], mas mesmo assim ele decidiu continuar. Lembro-me de ele me olhar nos olhos e de me dizer com convicção "No próximo ano vou ser o melhor deste campeonato"», acrescentou Daniel Fernandes, que concluiu partilhando um episódio num dérbi com o Olympiacos:

«Um dos primeiros jogos que ele fez foi contra o Olympiacos e teve logo uma briga com o Nikopolidis. O Sérgio foi bater um penálti, falhou e depois o Nikolopidis disse-lhe qualquer coisa em grego que o Sérgio não percebeu. Ele virou-se logo para mim com cara de mau e disse "Vai perguntar àquele gajo o que é que ele disse, vou rebentar com ele". No fim do jogo houve pancadaria nas escadas do túnel de acesso ao relvado.»

Siga o '4 Cantos do Mundo':

  • Youtube
  • Spotify
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Twitter
Impressum des Publishers ansehen