Deus me Dibre
·12. Februar 2026
Tite admite momento abaixo e desgaste físico é apontado como fator determinante

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·12. Februar 2026

O Cruzeiro empatou em 2 a 2 com o Mirassol, fora de casa, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e ampliou o momento de instabilidade neste início de competição. Após a partida, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva ao lado do preparador físico Fábio Mahseredjian, admitiu a queda de desempenho técnico da equipe, comentou a pressão por resultados e destacou o desgaste físico como fator determinante para a atuação irregular.
Logo na análise inicial, Tite explicou a presença do preparador físico na coletiva e apontou a sequência intensa de jogos como elemento central para entender o rendimento da equipe.
“Foi por isso trouxe o Fábio, ele é especialista e fala com mais propriedade. O jogo foi acelerado, competitivo e nós vindo numa sequência de jogos, sem um tempo hábil de recuperação, te retira a energia do jogo. Eu sabia e dei a palestra dizendo que ia fazer as cinco substituições porque era necessário. Todos nós sabíamos disso. O adversário também sabia e eu faria a mesma coisa, ele ficou acelerando o jogo, no transcurso e com as substituições. Mesmo assim tivemos a força pra uma retomada, os atletas que entraram, entraram bem justamente pra dar essa condição. A lamentar o machucado do Kenji, enfim… queríamos vencer, mas pelo menos ela traz uma sequência de resultados um pouco mais de tempo pra que a gente possa desenvolver o trabalho.”
Na sequência, Fábio Mahseredjian reforçou a análise do treinador e detalhou o impacto físico da sequência recente:
“Nós enfrentamos um Mirassol que não perdeu em casa se não me engano. Uma equipe forte e que descansou neste final de semana. E nós tivemos um jogo, clássico, num campo pesado”, explicou. O preparador físico ressaltou que a comissão técnica já previa a queda de rendimento. “Sabíamos que íamos ter esses problemas hoje, devido ao acúmulo de métricas elevadas e isso transcorreu de forma, entre aspas, não tivemos atletas lesionados mas tivemos uma queda de performance física hoje”.
Questionado se a repetição do time principal em sequência, por conta do Campeonato Mineiro sendo disputado de forma conjunta, poderia ser considerada um erro de planejamento, Tite foi direto e atribuiu a situação aos resultados no estadual.
“Os resultados determinaram essa sequência. Tivéssemos melhores resultados no início não estaríamos fazendo isso. A necessidade e a grandeza do Cruzeiro exige que você esteja bem nos dois campeonatos.”
Com uma das piores defesas da Série A no momento, Tite foi questionado na coletiva e ressaltou que a responsabilidade não é exclusiva da linha defensiva.
“É um dos aspectos de buscar essa equipe equilibrada que eu coloco pra vocês, sempre como uma ideia. Mas é um sistema que se defende, uma equipe, não é só a defesa. Esse estágio todo da equipe, um contexto todo. Tínhamos tomado isso no jogo contra o América, aqui ele ficou acelerado. Eu não gosto dar desculpas, mas é um jogo bastante atípico, se tu analisar. Jogar essa sequência e jogar contra um time descansado, que tem essa qualidade de treinamento há bastante tempo junto, ficou difícil.”
Com apenas um ponto somado em três rodadas, o Cruzeiro vive um início de Brasileirão abaixo das expectativas. Tite reconheceu o cenário e classificou a campanha como insuficiente.
“Facilidade não tem no Campeonato Brasileiro. A necessidade de pontuar e performar é da mesma forma. O que tem que ter agora é necessidade e discernimento pra dirigir, trabalhar, pra que a gente possa ter o melhor trabalho, desenvolver dentro de campo, traduzir em resultados. São três rodadas né? Cada um faz sua própria análise. Insuficiente pro Cruzeiro e pras nossas ambições? Sim. Mas são três rodadas.”
O treinador também comentou a pressão da torcida e pediu persistência no processo.
“É uma manifestação do torcedor ao qual respeito e a paixão maior do clube é o seu torcedor. Mas também existem torcedores que também podem ter uma paciência pra que todo um trabalho seja desenvolvido. Eu não vou responder toda hora a mesma coisa. É trabalho e persistência. Performar e ter resultado. Isso vai gerar uma virada de atenção, de reconhecimento… é dessa forma.”








































