Jogada10
·11. Februar 2026
Vasco e Coutinho iniciam tratativas para a renovação de contrato

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·11. Februar 2026

O Vasco determinou a renovação de Philippe Coutinho como uma das prioridades da temporada. O contrato do camisa 10 termina em junho, e, por isso, clube e jogador já abriram negociações para ampliar o vínculo até o fim de 2026.
Internamente, o departamento de futebol considera a permanência do meia estratégica. Afinal, a diretoria avalia que Coutinho exerce papel de liderança técnica no time comandado por Fernando Diniz. Além disso, o jogador se consolidou como referência no elenco e peça central no planejamento do clube para os próximos anos.
Desde que retornou a São Januário, Coutinho ampliou o protagonismo. Tanto que assumiu a braçadeira de capitão na reta final da última temporada. Em 2025, o meia também alcançou a maior marca de participações em jogos em um único ano na carreira: foram 56 partidas disputadas..

Coutinho passa a ter postura mais ofensiva a partir deste temporada – Foto: Matheus Lima / Vasco
Além da regularidade, o jogador evoluiu fisicamente e passou a contribuir com mais frequência nas ações ofensivas. No início da atual temporada, por exemplo, ele soma quatro participações diretas em gols em cinco jogos. No compromisso mais recente, marcou o segundo gol que garantiu a vitória no clássico.
Enquanto isso, a reformulação do elenco para 2026 deu mais opções a Fernando Diniz. Com novas peças à disposição, o treinador ajustou o posicionamento de Coutinho, que agora atua mais próximo da área adversária. Como resultado, o camisa 10 aumentou o volume de finalizações e se tornou ainda mais decisivo.
Na estreia do Vasco como mandante no Brasileirão, por exemplo, o meia finalizou dez vezes no empate contra a Chapecoense, evidenciando maior presença ofensiva.
Fora de campo, o retorno ao Brasil também trouxe estabilidade. A família do jogador se readaptou rapidamente ao Rio de Janeiro, e Coutinho demonstra satisfação com a segunda passagem pelo clube. Dessa forma, a prioridade do atleta é permanecer em São Januário.








































