
Gazeta Esportiva.com
·10. Oktober 2025
Veja o que o Santos precisa para alcançar “numeração mágica” no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10. Oktober 2025
O Santos vive um momento conturbado e tenta se livrar de um novo rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Para alcançar o “número mágico”, no entanto, o Peixe não terá uma missão fácil.
Os clubes costumam colocar 45 pontos como régua para escapar. No momento, o Alvinegro Praiano tem 28 pontos. Ou seja, 17 a menos do porto seguro.
O Alvinegro Praiano tem mais 12 partidas para disputar até o fim do Brasileirão. São sete compromissos em casa e cinco fora.
Para somar 17 pontos em 12 embates, o time de Juan Pablo Vojvoda precisa ter 47,2% de aproveitamento.
Com seis vitórias, o Santos até ultrapassa a numeração mágica. A equipe, porém, está com dificuldades para vencer tantos jogos assim na Série A. Em 26 jogos disputados até o momento, foram somente sete êxitos.
Outras contas viáveis para chegar nos 45 pontos são:
Um fator que pode ajudar o Santos nessa corrida é a grande quantidade de jogos em casa. São mais sete partidas como mandante, incluindo o clássico atrasado contra o Palmeiras, agendado para 15 de novembro.
Nas próximas duas rodadas, aliás, o Peixe atua diante da sua torcida, contra Corinthians e Vitória, que abre a zona do rebaixamento no momento, com 25 pontos.
Desde que o Brasileirão passou a ser disputado com 20 clubes, em 2006, a pontuação mais baixa que salvou um clube foi 39 pontos, em 2019. O Ceará foi quem se livrou. O 17º colocado foi o Cruzeiro, com 36.
O único time que foi rebaixado com 45 pontos foi o Coritiba, em 2009. Nas outras 18 edições, essa pontuação seria suficiente para escapar.
Em 2023, o Santos encerrou o Campeonato Brasileiro com 43 pontos e foi rebaixado. O primeiro fora foi o Bahia, com 44.