Nosso Palestra
·11. November 2025
Vitor Roque será julgado no STJD por publicação homofóbica; veja possível pena

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·11. November 2025

O atacante Vitor Roque será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima segunda-feira (17), pela postagem de cunho homofóbico publicado nas redes sociais após a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, no Morumbis, em jogo válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em outubro.
O julgamento será conduzido pela Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi denunciado pela Procuradoria em razão da postagem que realizou no dia 5 de outubro.
Em uma postagem com 13 fotos, a última mostrava um tigre mordendo o pescoço de um veado. Pouco depois, o jogador apagou a imagem.

Ele será enquadrado no artigo 243, que preve pena de até dez jogos para casos de preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: PENA: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
O Palmeiras se manifestou à época com a seguinte nota:
“Tão logo tomou ciência de uma publicação feita pelo atacante Vitor Roque em uma rede social, na noite deste domingo, a direção do Palmeiras conversou com o jovem jogador e lhe explicou que provocações como essa não cabem mais no futebol, pois podem gerar violência. O atleta entendeu e prontamente excluiu a imagem de sua conta”, disse a assessoria do clube.









































