Exclusivo Leonino - Ex candidato à presidência do Sporting compara Varandas a Pinto da Costa | OneFootball

Exclusivo Leonino - Ex candidato à presidência do Sporting compara Varandas a Pinto da Costa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·14 November 2025

Exclusivo Leonino - Ex candidato à presidência do Sporting compara Varandas a Pinto da Costa

Article image:Exclusivo Leonino - Ex candidato à presidência do Sporting compara Varandas a Pinto da Costa

Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Sporting, abordou as recentes decisões de Frederico Varandas e as polémicas em que se tem envolvido. Em declarações exclusivas ao Leonino, o gestor acabou por comparar o líder máximo dos leões a... Pinto da Costa.

Nuno Sousa: "Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo"


OneFootball Videos


"A resposta de Frederico Varandas a dizer que dominámos em número de campeonatos, parece-se tanto com as respostas que ouvi durante anos e décadas vindas dos rivais que diziam exatamente a mesma coisa, nomeadamente de Pinto da Costa que mostrava os troféus internacionais para desmentir esse ascendente sobre a arbitragem nacional. Afinal, parece que Frederico Varandas tinha ali um modelo a seguir no tipo de resposta, o que revela a sua falta de coerência e em nada contribui para uma posição que se quer “de adulto na sala” por parte de quem lidera o Sporting".

Nuno Sousa mostrou-se muito crítico do financiamento de 225 milhões de euros feito pelo Sporting. O candidato à Presidência do emblema verde e branco falou com o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, e acusou Frederico Varandas de "hipotecar o futuro" dos leões, em virtude dos "egos" que existem em Alvalade.

"Mais dívida a um prazo absurdo com perda de independência. Encapotadamente voltámos à era Roquette que quase destruiu o Clube associativo. Com isto volta-se a ouvir falar de reestruturações e criação de novas empresas, que levará à entrega progressiva do clube a investidores. Esta direção sempre apostou na alienação das receitas futuras e no enfraquecimento da força associativa. Estamos outra vez a hipotecar o futuro para sustentar ordenados principescos da “estrutura”, egos e a máquina de propaganda montada", começou por explicar Nuno Sousa, sobre esse financiamento de 225 milhões de euros, que, segundo fonte oficial, será utilizado nas obras no Estádio de Alvalade.

Nuno Sousa também comentou o ambiente que se vive no futebol português - tal como fez Carlos Xavier, recentemente -, com especial atenção às controvérsias com os árbitros: "Polémicas sobre arbitragem sempre houve e sempre vai haver, umas vezes serão uns outras vezes serão outros. Os que estão seriamente na discussão fazem propostas estruturantes, os que não estão falam de lances em concreto. O VAR foi e é uma medida estruturante que curiosamente desde a sua introdução nivelou o campo e já “ajudou” a sermos campeões. Quem fez força para que isso acontecesse? Bruno de Carvalho ex-presidente do Sporting. Nunca vi outros clubes interessados".

"Se há quem domine a arbitragem então algo errado está. A minha proposta sempre foi a autonomização dos árbitros tal como acontece na Inglaterra. Alguém quer isso? Não me parece, pois todos querem ter o tal poder para “influenciar” nos bastidores", começou por dizer Nuno Sousa, questionado sobre qual deveria ser a posição do Sporting.

View publisher imprint