Portal dos Dragões
·13 October 2025
Farioli com vários ausentes e muitos ‘reforços’ no treino do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 October 2025
O FC Porto prosseguiu esta segunda-feira a preparação para o encontro da Taça de Portugal diante do CD Celoricense, marcado para sábado, com mais uma sessão de treino no Olival e várias novidades na convocatória.
Para suprir as ausências de futebolistas que estão ao serviço das respetivas seleções, o treinador Francesco Farioli voltou a recorrer à equipa B e chamou vários jovens talentos.
Gabriel Brás, Luís Gomes, António Ribeiro, Kaio Henrique, Domingos Andrade, Tiago Silva, João Teixeira, André Oliveira, Kauê Rodrigues, Ángel Alarcón e Leonardo Vonić, assim como Salvador Gomes, este último proveniente dos juniores, integraram os treinos com a equipa principal sob a vigilância do técnico italiano.
Por outro lado, estiveram ausentes devido a compromissos internacionais: Diogo Costa (Portugal), Samu (Espanha), Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia), Victor Froholdt (Dinamarca), Deniz Gül (Turquia), Zaidu (Nigéria), Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Martim Fernandes e Rodrigo Mora (Portugal sub-21), Dominik Prpić (Croácia sub-21) e Tomás Pérez (Argentina sub-20).
Dois nomes continuam no boletim clínico
Também continuam fora das opções de Farioli Nehuén Pérez e Luuk de Jong. Ambos seguem em regime de tratamento e trabalhos de ginásio, estando inscritos no boletim clínico, sendo o internacional neerlandês o que se encontra mais próximo do regresso.
O ex-jogador do PSV lesionou-se na última pausa, em setembro, num jogo-treino, e desde então não tem sido opção do FC Porto, devendo regressar ainda este mês de outubro.
Já o defesa argentino enfrenta um período de recuperação muito mais prolongado após uma grave lesão que requereu intervenção cirúrgica. No dia 14 de setembro Nehuén foi operado com sucesso, depois de confirmada a rutura total do tendão de Aquiles, sofrida no duelo com o Nacional, um dia antes, depois de ter estado apenas cinco minutos em campo.
O defesa argentino, de 25 anos, não deverá voltar a jogar nesta temporada, só podendo ser opção na próxima época.
Dia especial na terça-feira
Amanhã, terça-feira, assinala-se um momento especial no FC Porto: será formalizado o nome Centro de Treinos e Formação Desportiva (CTFD) Jorge Costa, precisamente no dia em que a lenda portista completaria 54 anos.
A cerimónia, marcada para as 12h30 no Olival, contará com a presença do líder máximo do clube, André Villas-Boas, além de representantes da Câmara Municipal de Gaia e da família do antigo diretor para o futebol profissional do FC Porto.
Recorde-se que Jorge Costa faleceu a 5 de agosto, após sofrer uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos. O mítico central, que representou os azuis e brancos durante 13 épocas, havia regressado ao clube por iniciativa de André Villas-Boas, em abril de 2024, na sequência da eleição que derrotou o histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Desde então, o FC Porto tem prestado diversas homenagens ao eterno “Bicho”, culminando com a atribuição do nome de Jorge Costa ao Centro de Treinos.