Portal dos Dragões
·10 August 2025
Farioli promove revolução no Dragão para atacar o título

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·10 August 2025
O FC Porto apresenta-se amanhã à noite na Liga Betclic com uma cara nova, caso o “dragão” seja o que vai dar o pontapé de saída frente ao V. Guimarães. A mudança não se limita ao comando técnico — Francesco Farioli substitui, no lugar ocupado até ao fim da época passada por Martín Anselmi — mas estende‑se também ao plantel. Comparando com o onze utilizado na última partida da temporada anterior, frente ao Al Ahly no Mundial de Clubes, apenas o argentino Alan Varela deverá manter a titularidade.
O resto configura uma autêntica revolução. Na baliza, Diogo Costa, que vinha lesionado nos Estados Unidos, cede o lugar a Cláudio Ramos para o arranque do campeonato. Na defesa não estão João Mário (transferido para a Juventus), Zé Pedro (por opção), Marcano (retirou‑se) nem Francisco Moura (lesionado). Para esses lugares chegam dois reforços (Alberto Costa e Jan Bednarek), além de Nehuén Pérez e Martim Fernandes.
No meio‑campo, Alan Varela é o único elemento que se mantém como referência para o treinador italiano, embora com uma tarefa diferente, já que deixa de ter um colega ao lado. Eustáquio saiu e Victor Froholdt assume uma posição um pouco mais adiantada, alinhando na mesma linha de Gabri Veiga.
No ataque, com Samu a figurar no topo das opções ofensivas de Francesco Farioli, Borja Sainz consolidou‑se pelo corredor esquerdo, enquanto Pepê aparenta estar recuperado no lado direito, após uma segunda metade da época passada marcada por um ostracismo que o colocou em plano secundário. O técnico italiano parece ter reencontrado a melhor versão do brasileiro.
Live
Live