Leonino
·30 November 2025
Filipe Luís reage à vitória no Palmeiras - Flamengo: "O Abel não vale nada" (Vídeo)

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·30 November 2025

Filipe Luís destacou como os treinadores de futebol dependem de resultados, usando um tom irónico para explicar que não é melhor técnico depois da vitória na Libertadores, tal como Abel Ferreira não é pior depois da derrota. O antigo jogador, que contou com o ex Sporting Gonzalo Plata no banco de suplentes, venceu o Palmeiras - Flamengo, na final da maior competição de clubes da américa do sul.
"Significa muito para mim, a minha mulher sabe, são muitas horas dedicadas. O treinador é julgado pelo resultado: como ganhámos, eu sou um fenómeno e o Abel não vale nada. Mas as duas equipas são sólidas e isso é muito difícil. No final um sairia perdedor. Estou ainda sem assimilar, foi muita tensão esta semana", atirou Filipe Luís.
O treinador brasileiro também falou da final perdida em 2021: "Quando o Palmeiras eliminou a LDU [nas meias-finais] todos acharam que seria melhor enfrentar a LDU. Na teoria, era melhor enfrentar a LDU, mas um jogo dessa grandeza merece um rival direto do Flamengo nos últimos anos e eu disse aos jogadores que seria a maior final da história da Libertadores e esse foi o meu discurso. A parte mental de 2021 não entrou, temos poucos jogadores desse ano. Acredito muito no que estou a fazer aqui". Abel Ferreira também reagiu ao jogo, com críticas ao árbitro.
Depois, explicou como se preparou para a final da Libertadores: "Na nossa equipa técnica identificamos os possíveis planos de jogo dos adversários contra nós. Claro que o Palmeiras explora um determinado tipo de situação que enquadra bem com os erros que vínhamos cometendo nos últimos jogos. Cada treinador tem seu plano".
"Claro que saber como o Abel pensa – claro que li o livro dele, as entrevistas, ajuda a entender como ele pensa o futebol. Mas dentro do campo são os jogadores que colocam o plano em prática, executam o que passamos e a linha entre vitória e derrota é muito fina. Hoje foi para nós, em 2021 [final entre as duas equipas em que perdeu como jogador] poderia ter sido para nós. Hoje eles tiveram chances para empatar. Mas quando olho para este grupo sinto que é destinado a fazer história. Sempre quiseram ter uma foto na parede e agora terão e serão eternos na história do clube", rematou Filipe Luís, no final do Palmeiras - Flamengo, que deu a Libertadores ao Mengão.
Reveja, aqui, o 'banho' dos jogadores a Filipe Luís no final do Palmeiras - Flamengo:









































