Zerozero
·18 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 November 2024
Nuno Santos, jogador do Sporting, foi castigado com oito jogos de suspensão depois de ter partido um vidro de um camarote e ferido dois adeptos na Supertaça Cândido Oliveira. A sanção foi conhecida no acórdão divulgado esta segunda-feira pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Para além desta suspensão, o camisola 11 dos leões viu ainda ser-lhe aplicada, ao abrigo do artigo 152º do Regulamento Disciplinar (RD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) - que pune agressões a espectadores -, uma multa de 3.060 euros. A este valor somam-se 510 euros por inobservância de outros deveres.
O Conselho de Disciplina da FP destacou «a postura processual do arguido Nuno Santos, que, no contexto disciplinar, declina qualquer responsabilidade na causação da queda do vidro, revela que este arguido não reconhece o desvalor do seu comportamento, não tendo interiorizado, suficiente e devidamente, a sua culpa».
Segundo o acórdão, Nuno Santos, depois da queda do vidro, abordou o pai da jovem que ficou mais ferida, «pediu desculpa pelo acontecimento e disse que tudo que necessitassem, ele assumia tudo». O jogador acrescentou ainda «nos contactos posteriores (nomeadamente no dia seguinte, de manhã, pelo telefone), que estava muito preocupado e que ficou muito assustado quando a viu entrar em convulsão, que não dormia e que só pensava naquilo, além de que perguntou se podia ir vê-la, o que o depoente recusou».
Matheus Reis também foi multado na sequência destes incidentes, no caso em 510 euros (também por inobservância de outros deveres), ao passo que Afonso Moreira foi absolvido da «prática da infração que lhe vinha sendo imputada».
No capítulo das coimas, a SAD do Sporting viu ser-lhe aplicada uma multa de 3.570 euros pelo mau comportamento de agentes desportivos.
Por fim, o acórdão refere ainda que «as decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol são passíveis de recurso, nos termos da lei e dos regulamentos, para o Conselho de Justiça ou para o Tribunal Arbitral do Desporto».
Nuno Santos, recorde-se, sofreu uma grave lesão no joelho e estará de fora no que resta da temporada 2024/25. Desta forma, o jogador cumprirá o castigo num período em que não está clinicamente apto para competir.