Zerozero
·2 January 2026
Para um rugido de leão, um cantar de galo

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 January 2026

Primeiro jogo do Sporting em 2026, primeiro tropeção. Na deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, os leões não foram além de uma igualdade (1-1) frente a um Gil Vicente uma vez mais destemido perante um adversário de respeito. Capaz de matar a partida no início da segunda parte, os verde e brancos foram castigados ao cair do pano pelo estreante a marcar, Carlos Eduardo. Para um rugido de leão, houve um cantar de galo...
A fazer resistir Ioannidis no apoio a Luis Suárez e apenas com duas mudanças no onze - nas laterais, Fresneda e Matheus Reis assumiram os lugares de Vagiannidis e Ricardo Mangas -, os campeões nacionais viveram uma primeira parte de pouca inspiração ofensiva.
Sem grande ocasiões para fazer abanar as redes dos minhotos, o conjunto orientado por Rui Borges viu a turma de César Peixoto apresentar os pressupostos anteriormente apresentados nesta edição da Liga Portugal Betclic, mesmo já sem contar com Pablo, grande goleador da equipa, de partida para o West Ham.
Matheus Reis e Maxi Araújo não foram capazes de criar grandes dificuldades a Murilo e Zé Carlos sobre a esquerda, ao contrário do que Fresneda e Francisco Trincão conseguiram do lado oposto.
De resto, foi mesmo desse lado que surgiu a ocasião mais clara dos leões - cabeceamento por cima de Ioannidis -, já depois da primeira grande situação criada por Gustavo Varela, sintoma de um Gil atrevido e organizado, mas que acabou surpreendido sobre o intervalo por Luis Suárez.
No aproveitamento de um grande passe por alto de Eduardo Quaresma que pingou no espaço da defensiva dos minhotos, o internacional colombiano foi, mais uma vez, letal e bateu um Andrew algo hesitante na hora de efetuar a mancha. Leões em vantagem, mas tudo em aberto para o segundo tempo.
No reatar, o Sporting foi capaz de impor o seu melhor período na partida. Mais capaz de encontrar os espaços que não conseguiu na primeira parte, os leões apenas a si mesmos ficaram a dever o 0-2. Maxi Araújo deixou as luvas de Andrew a arder, numa espécie de ensaio do guardião dos galos para a defesa à andebol que viria a fazer a remate à queima-roupa de Luis Suáurez.
A viver um período delicado na partida, o Gil teve a personalidade para reagir, tendo ficado às portas do empate. Brilhante nos reflexos exibidos, Rui Silva negou o golo de cabeça a Tidjany Touré, mas o lance espevitou os galos para a luta desenfreada pelo empate.
Balanceado para o ataque como as várias substituições efetuadas por César Peixoto demonstraram, os minhotos obrigaram os leões a sofrer. Murilo deu a ilusão de golo a partir de um livre transviado - na sequência da expulsão de Gonçalo Inácio -, seguindo-se mais um par de situações dentro da área leonina capazes de fazer temer o pior. Que havia de chegar.
Com o Gil cada vez mais crente o empate, o Sporting precisou de cerrar fileiras, mas, desta vez, Rui Silva nada podia fazer. Novamente com Luís Esteves a proporcionar um momento de finalização a um colega de equipa, coube a Carlos Eduardo restabelecer a igualdade com um cabeceamento fulminante.
Logo a seguir, Joelson Fernandes ficou perto da reviravolta, antes do forcing final dos leões não ter efeitos práticos na soma dos três pontos.
Carlos Eduardo (Gil Vicente): Entrou numa fase em que o César Peixoto quis ver a sua equipa chegar ao empate e logrou o objetivo com sucesso. Cabeceamento fulminante e estreia a marcar, numa semana em que Pablo, concorrente direto pela vaga mais avançada da equipa minhota partiu para Inglaterra e para a Premier League.
Luis Suárez (Sporting): Mais um jogo com golos do internacional colombiano. Cada vez mais influente na manobra da equipa orientada por Rui Borges, Luis Suárez abriu o ativo na melhor situação dos leões durante o primeiro tempo. É certo que falhou a oportunidade para fazer o segundo golo e matar o jogo, mas está cada vez melhor e é o melhor marcador do campeonato neste momento.
Numa partida intensa, Gustavo Correia foi capaz de manter o critério nos lances que ajuizou. Mesmo assim, ficam algumas dúvidas quanto à amostragem do cartão vermelho a Gonçalo Inácio.

Onze do Gil Vicente:
Andrew Ventura, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Antonio Espigares, Hevertton Santos, Santi García, Facundo Cáseres, Murilo Souza, Luís Esteves, Tidjany Touré, Gustavo Varela

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Maxi Araújo, Luis Suárez
1':

Começou a partida. Sai o Sporting com a bola!
15':

Gil Vicente: Gustavo Varela
remata desde a entrada da área e obriga Rui Silva a uma bela defesa! Esteve à vista o primeiro da partida, depois de um tiro colocado do português
16':

Sporting: Fotis Ioannidis
ganha nas alturas e tira um cabeceamento um pouco por cima da trave. Não perde tempo na resposta o campeão nacional
17':

Partida dividida nesta reta inicial. O equilíbrio tem sido a palavra de ordem de um jogo em que os leões até estavam a começar a pautar o ritmo, mas tal não impediu os gilistas de criar a primeira grande situação para marcar
31':

Facundo Cáseres (Gil Vicente) está lesionado com alguma gravidade e precisa de sair de maca
32':

Partida continua na mesma toada. O Sporting tem conseguido alguns lances promissores pelo flanco direito, enquanto o Gil tem sido capaz de discutir o jogo. A defender em bloco médio, os galos têm sido uma constante também no último terço dos leões
40':

Gil Vicente: Tidjany Touré
45':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 15º golo na prova (17 jogos) Luis Suárez marcou o seu 19º golo na equipa (27 jogos)
Aí está o primeiro do jogo! Clínico a aproveitar o espaço nas costas da defensiva do Gil, Luis Suárez agradeceu o grande passe de Eduardo Quaresma desde a retaguarda e bateu Andrew, algo indeciso na hora de sair para fazer a mancha
45 +5':

Vantagem do Sporting num jogo complicado para a equipa leonina. Algo desinspirados no último terço, os campeões nacionais estão na frente graças à qualidade de finalização de Luis Suárez, depois de uma primeira parte onde o Gil conseguiu boas situações para fazer Rui Silva suar
47':

Sporting: Maxi Araújo
remata a meia altura e com direção de fora da área, obrigando Andrew a uma defesa a dois tempos
54':

Sporting: Luis Suárez
falha o segundo na cara de Andrew!!! Sozinho na área dos gilistas, o internacional pela Colômbia vê Andrew evitar o 0-2
55':

Gil Vicente: Tidjany Touré
fica muito perto do empate! Após centro de Zé Carlos desde a direita, o extremo cabeceia para uma grande defesa de Rui Silva!
59':

Gil Vicente: Luís Esteves
enche o pé desde a entrada da área. Rui Silva defende a dois tempos
61':

Quarto de hora inicial da segunda parte frenético. O Sporting esteve mais do que uma vez perto do segundo, enquanto o Gil também conseguiu chegar com perigo perto da baliza leonina
77':

Por esta altura, o Gil vai carregando à procura do empate
79':

Cartão vermelho para Gonçalo Inácio (Sporting)
Gonçalo Inácio vê o seu 1º vermelho na prova (17 jogos)
82':

Gil Vicente: Murilo Souza
cobra o livre, a bola desvia na barreira e dá a sensação de golo à plateia dos minhotos! Rui Silva estaria batido
87':

GOLO Gil Vicente! Carlos Eduardo marca
Carlos Eduardo marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Após centro primoroso de Luís Esteves rumo ao segundo poste, Carlos Eduardo cabeceou com toda a precisão para o fundo da baliza do Sporting. Explode o público gilista!
90':

Gil Vicente: Joelson Fernandes
ganha a bola a Fresneda e só Rui Silva evita o 2-1 com uma grande defesa
90 +4':

Sporting: Morten Hjulmand
ganha pelas alturas e fica perto do 1-2
Fim de Jogo:

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Empate justo face ao filme da partida. O Sporting até entrou decidido a fechar a história da partida com uma reentrada forte, mas o Gil acabou por ter a destreza mental para conseguir um ponto, num duelo em que deu muito trabalho a Rui Silva
Melhor em campo:

Carlos Eduardo (GVFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Na semana em que Pablo está de saída do Gil Vicente, Carlos Eduardo conseguiu o primeiro golo com a camisola dos galos e assim fixar o empate final numa partida de grande nível frente ao campeão nacional









































