Praticamente imbatível: sabe quantas derrotas caseiras sofreu Mourinho na I Liga? | OneFootball

Praticamente imbatível: sabe quantas derrotas caseiras sofreu Mourinho na I Liga? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·23 September 2025

Praticamente imbatível: sabe quantas derrotas caseiras sofreu Mourinho na I Liga?

Article image:Praticamente imbatível: sabe quantas derrotas caseiras sofreu Mourinho na I Liga?

Após registar uma convincente vitória na estreia ao leme do Benfica, José Mourinho prepara-se, agora, para regressar a casa. Isto porque os encarnados recebem, esta terça-feira, o Rio Ave, no Estádio da Luz, em jogo relativo à jornada inaugural da Liga Portugal Betclic - tinha sido previamente adiado a pedido da turma lisboeta.

Desta forma, Mourinho torna a disputar um jogo no principal escalão nacional enquanto visitado após um interregno de 21 anos. Antes de se transferir para o Chelsea, no verão de 2004, o técnico luso recebeu o Paços de Ferreira no Dragão, a 9 de maio desse ano, e o triunfo por 3-1 representa, para já, o último jogo caseiro do treinador no campeonato português.


OneFootball Videos


Com este cenário em mente, o zerozero decidiu rebobinar a fita e analisar o histórico do setubalense enquanto técnico principal na liga portuguesa e deparou-se - como sempre - com um curioso dado. Sabe quantas derrotas caseiras a contar para a I Liga tem José Mourinho na sua carreira, caro leitor?

Por incrível que possa parecer, José Mourinho apenas perdeu um(!) jogo para o campeonato na condição de visitado em toda a sua carreira na Liga Portuguesa- disputou 56 jogos desta forma.

Numa perspetiva mais alargada, o antigo técnico de Benfica, UD Leiria e FC Porto orientou estes três conjuntos a nível nacional por 112 ocasiões, registando 78 vitórias, 23 empates e somente 11 derrotas.

Fary gelou Estádio das Antas ao cair do pano

Para encontrar esta pedra singular no caminho de José Mourinho, é necessário recuar até à longínqua temporada 2001/02 - a sua primeira época enquanto treinador do FC Porto. Após uma experiência fugaz no Benfica e uma curta passagem ao serviço da UD Leiria, o ex-jogador natural de Setúbal rumou à cidade do Porto para assumir o leme dos azuis e brancos.

Mourinho esteve perto de terminar a temporada com um registo imaculado, mas a jornada 24 da Liga Portuguesa 2001/02 trouxe consigo uma derrota difícil de digerir. No Estádio das Antas, a 23 de fevereiro, FC Porto e Beira Mar mediram forças e protagonizaram um duelo eletrizante, com golos, expulsões e muita emoção à mistura. O desfecho, porém, não foi positivo para os dragões.

Em relação ao duelo, os homens da casa ficaram reduzidos a dez unidades logo aos 25 minutos, após Jorge Andrade receber ordem de expulsão. Cristiano inaugurou o marcador pouco depois, à passagem do minuto 27, colocando os visitantes na liderança. Benni McCarthy, porém, conseguiu estabelecer a igualdade perto da ida para os balneários.

Já no segundo tempo - e com muitos cartões amarelos na bagagem -, os portistas ficaram novamente em desvantagem, face ao golo do recém-entrado Fary Faye. Aos 74 minutos, Deco foi admoestado pela segunda vez no duelo e deixou os caseiros reduzidos a nove unidades, mas Carlos Paredes rubricou o tento da igualdade aos 81 minutos.

Perto do final, Fary Faye voltou a tomar o gosto ao pé, anotou um bis no embate e gelou as Antas, visto que cerca de 20 mil adeptos assistiram à primeira derrota caseira na era Mourinho. Um final verdadeiramente frenético e recheado de emoções para ambos os conjuntos.

Histórico do Rio Ave na Luz não perspetiva surpresa

Assim sendo, José Mourinho pretende dar continuidade a este impressionante registo esta terça-feira, visto que regressa após largos anos a um banco de suplentes como visitado em jogo a contar para o campeonato português. O próximo adversário do Special One é o Rio Ave e o histórico dos nortenhos na deslocação ao reduto do Benfica suscita dúvidas quanto a surpresas.

Isto porque o emblema de Vila de Conde nunca venceu o Benfica no Estádio da Luz em toda a sua história. A formação vila-condense disputou um total de 33 jogos frente aos encarnados fora de portas e registou, até agora, quatro empates e 29(!) derrotas.

Além de pontuar, um dos principais objetivos de Sotiris Sylaidopoulos será, então, quebrar com este fatídico padrão e rubricar um feito inédito na história do clube. Em caso de vitória, o técnico grego junta-se a António Sousa na ilustre lista de técnicos que triunfaram longe de casa frente a José Mourinho na I Liga.

Teremos surpresa na Luz ou o Special One voltará a fazer das suas?

View publisher imprint