Coluna do Fla
·16 May 2025
Tranquilaço! Flamengo atropela LDU, assume 2ª posição do grupo e fica perto de classificação na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 May 2025
Depois de muita tensão na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo pode respirar mais tranquilo. Afinal, o Mais Querido bateu a LDU (EQU) por 2 a 0 e está a uma vitória simples contra o lanterna e eliminado Deportivo Táchira (VEN) para carimbar a vaga nas oitavas de final da competição. Nesta quinta-feira (15), no Maracanã, Léo Ortiz e Luiz Araújo balançaram as redes.
Desse modo, o Central Córdoba (ARG) segue em primeiro, com 11 pontos e saldo 3. Já o Flamengo aparece na vice-liderança da chave, com oito e saldo 2. Por fim, a LDU tem os mesmos 8, mas com 1 de saldo. Próximo adversário do Mengão, o Deportivo Táchira está zerado e cumprirá tabela no Maracanã na última rodada.
Com o Maracanã pulsando, o Flamengo sufocou a LDU. Tanto é que, com 14 minutos, o Rubro-Negro já tinha 88% de posse de bola. Antes disso, porém, as redes já tinham balançado. Aos nove, Luiz Araújo bateu escanteio da direita, e Léo Ortiz foi no terceiro andar para abrir o placar. Festa no Templo Sagrado!
Aos 16 minutos, um lance que resumiu o que foi o Flamengo na partida: os dois laterais no ataque. Alex Sandro recebeu de Gerson e cruzou. Do outro lado, Wesley dominou e chutou para fora. Só dava Mengo! Com 18′, novamente o ‘Coringa’ apareceu, dando lindo passe para Michael, mas o atacante chutou muito mal, mesmo estando perto do gol. Pouco depois, Luiz Araújo arriscou de longe, porém, o goleiro Valle espalmou.
A LDU chegou pela primeira vez com perigo aos 36 minutos. A zaga do Flamengo deu ‘pane’ e, após cruzamento na área, Rossi espalmou para o meio da área, e Gruezo chutou por cima da meta. Mas o Mengão seguia com as rédeas do duelo e voltou a assustar aos 44 minutos, com Arrascaeta, que cabeceou com perigo após cruzamento de Wesley.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo amassou no início da etapa final e conseguiu marcar cedo. Logo aos oito, Alex Sandro fez jogada espetacular pelo lado esquerdo, cruzou e a bola sobrou para Luiz Araújo. O camisa 7 dominou livre e soltou a bomba para ampliar o placar. Logo depois do gol, Filipe Luís fez duas mexidas: saíram Michael, muito vaiado na partida, e Bruno Henrique, para entradas de Everton Cebolinha e Pedro.
Depois do gol, o Flamengo praticamente parou de atacar e passou a controlar mais o jogo. Por outro lado, a LDU, que só se defendia, passou a sair para o jogo com mais frequência, assustando os rubro-negros que lotaram o Maracanã. Os donos da casa deram sinal de cansaço, como tem acontecido nos segundos tempos das partidas do time. Para dar um novo gás na equipe, Filipe Luís fez duas mexidas.
Saíram os uruguaios De La Cruz e Arrascaeta, entraram Evertton Araújo e Wallace Yan. O volante ajudou a acabar com as ‘estocadas’ dos equatorianos, já o atacante entrou como opção para contra-ataque. Com a partida controlada, o Flamengo só administrou e curtiu a festa dos mais de 65 mil presentes no Maracanã. Mengão perto das oitavas!
O Flamengo encerra a participação na primeira fase da Libertadores no dia 28 de maio, contra o Deportivo Táchira (VEN), a partir das 21h30 (horário de Brasília), novamente no Maracanã. Antes, porém, o Mengão tem compromissos por Brasileirão e Copa do Brasil. O primeiro embate será pelo torneio de pontos corridos, no clássico com o Botafogo, no domingo (18). A bola rola às 18h30 (de Brasília), com transmissão do Coluna do FlaTV, ao vivo, no YouTube.
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
LDU: Gonzalo Valle; Daniel De La Cruz, Ricardo Adé, Gian Franco Allala e Leonel Quiñónez; Kevin Minda, Carlos Gruezo, Fernando Cornejo; Lisandro Alzugaray, Álex Arce e Alexander Alvarado. Técnico: Pablo ‘Vitamina’ Sánchez.