Gazeta Esportiva.com
·1 de febrero de 2026
Análise: Santos não compete em derrota no clássico e se mantém em crise

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 de febrero de 2026

O Santos chegou ao sexto jogo seguido sem vencer na temporada e amargou mais uma derrota ao perder por 2 a 0 para o São Paulo, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda terminou o clássico com um a menos em campo, mas mesmo quando teve 11×11 pouco conseguiu competir com o rival, que aproveitou a superioridade para garantir o resultado.
Vindo de uma dura derrota no Brasileiro, o Santos precisava de uma resposta para tentar aliviar a pressão para o seu lado e seguir em busca da classificação no Paulista. O Peixe, porém, mesmo com o retorno de Gabigol, deixou a desejar e se manteve em crise.
O nervosismo dentro de campo também atrapalhou. Gabriel Menino protagonizou uma confusão com Enzo Díaz ainda antes dos 20 minutos do segundo tempo e foi amarelado. Aos 35, fez uma falta dura para evitar o ataque do São Paulo, recebeu nova advertência e foi expulso.
Com um a menos, Vojvoda foi obrigado a mexer na equipe e decidiu pelas entradas de Rony e Zé Rafael nas vagas de Rollheiser e Miguelito. Se com 11×11 o Santos já sofria com as investidas do São Paulo, que explorava bem as laterais para chegar ao ataque, quando ficou com um a menos, a situação ficou ainda mais delicada.
Aos seis minutos da etapa final, Tapia aproveitou o rebote após tentativa de Marcos Antônio e abriu o placar. Sem reagir, o Peixe viu o São Paulo aumentar aos 10 minutos, com gol de Luciano. A chance mais perigosa do Santos foi apenas aos 18 minutos do segundo tempo, quando Barreal arriscou e obrigou Rafael a defender. Fora isso, o Peixe mal incomodou o São Paulo.
Vovjova ainda promoveu as entradas de Lautaro Díaz, Mayke e Escobar nas vagas de Gabigol, Igor Vinícius e Barreal. As mudanças, porém, pouco surtiram efeito e o Santos seguiu dominado pelo São Paulo, que segurou o 2 a 0 até o fim do jogo.
“Sobre a substituição, achava que Escobar me daria uma sustentação e poderia atacar por esse lado. Quem está dentro do campo sabe disso. Fora se fala ‘muito ruim, jogadores treinam todo dia, olha como jogam’. Estamos em um momento difícil. E assim foi. Rony ajudou, Lautaro ajudou. Por isso as mudanças. Faço mudanças para ganhar o jogo. Ofensiva sempre”, analisou Vojvoda.
Precisando sair do mau momento, o Santos volta a enfrentar o São Paulo pelo Brasileirão e vai em busca de sua primeira vitória na competição nacional. Enquanto isso, torce pela rápida recuperação de Neymar, que deve voltar qcficar à disposição de Vojvoda nos próximos jogos.
O Santos chegou ao sexto jogo consecutivo sem saber o que é vencer na temporada, com três empates e três derrotas. No Paulista, Peixe caiu para a 12ª posição na tabela de classificação, com seis pontos. A primeira equipe no Z2 é o Noroeste, com quatro pontos, e que ainda não entrou em campo nesta rodada.
Jogo: Santos x São Paulo Competição: Campeonato Brasileiro (2ª rodada) Data e horário: 4 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), às 20 horas (de Brasília) Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)









































