Esporte News Mundo
·5 de octubre de 2025
Com polêmicas, Palmeiras vira sobre São Paulo em clássico emocionante no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·5 de octubre de 2025
— Continua depois da publicidade —
Em tarde de alta temperatura no MorumBIS, o São Paulo enfrentou o rival Palmeiras em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes viviam momentos opostos: o Tricolor atravessava uma fase conturbada, após eliminação e insatisfação com os resultados, enquanto o Alviverde vinha de uma boa vitória em casa na última rodada. O clássico foi marcado pelo clima quente entre as equipes, principalmente na segunda etapa, e terminou com uma virada palestrina cercada de polêmicas.
E foi o Palmeiras quem ofereceu perigo primeiro. Logo aos 3 minutos, o lateral Piquerez arriscou um chute forte de fora da área, obrigando o goleiro Rafael a trabalhar cedo. Aos 15 minutos do primeiro tempo, após um rápido roubo de bola e um excelente lançamento de Marcos Antônio, Luciano se desvencilhou da marcação, driblou Weverton e ficou livre para abrir o placar: 1 a 0 para o Tricolor Paulista. O atacante, que vinha sendo muito criticado pela eliminação na Copa Libertadores, chegou ao seu segundo jogo consecutivo balançando as redes.
Depois disso, o São Paulo continuou assustando, principalmente com Gonzalo Tapia. Na primeira oportunidade, ele acertou a rede pelo lado de fora. Na segunda, em boa arrancada, finalizou por cima da trave. O chileno, porém, não desperdiçaria na terceira chance: após a defesa palmeirense não conseguir afastar a bola que vinha de um escanteio, Enzo Díaz dividiu com Vitor Roque e cruzou rasteiro para Tapia apenas empurrar para o fundo das redes. Autor de gol também no último confronto contra o Fortaleza, ele ampliou o placar no Choque-Rei aos 34 minutos.
O Palmeiras só voltou a levar perigo ao gol de Rafael no fim do primeiro tempo. Depois de um bate-rebate na área, a bola sobrou para Vitor Roque, que finalizou forte e obrigou o goleiro são-paulino a fazer uma grande defesa com a perna. Assim, o jogo foi para o intervalo com vantagem tricolor.
(Crédito: Paulo Pinto / São Paulo FC)
Assim como no primeiro tempo, a primeira chegada foi do Alviverde. Logo no primeiro minuto, Maurício arriscou um chute de fora da área que passou com perigo, mas foi para fora. Rafael voltou a ser acionado após rebater uma falta cobrada por Andreas Pereira, mas conseguiu encaixar o rebote finalizado por Flaco López. O time do Morumbi reclamou bastante com a arbitragem após um carrinho do lateral Allan em Tapia, lance em que o VAR sequer chamou para revisão. Além disso, o cartão amarelo aplicado a Andreas Pereira gerou revolta entre os são-paulinos, que consideraram a jogada passível de expulsão.
Aos 24 minutos da segunda etapa, em um rápido contra-ataque, Sosa tabelou com Maurício, que cruzou para Vitor Roque cabecear e colocar o Palmeiras de volta no jogo. O São Paulo sentiu o golpe e, apenas três minutos depois, Cédric errou um passe no meio-campo, permitindo que Maurício recuperasse a bola e acionasse Flaco López. O atacante acertou um belo chute de fora da área, chegando ao seu 22º gol na temporada e empatando o clássico.
O clima esquentou entre Enzo Díaz e Vitor Roque, que se desentenderam na lateral do campo, resultando em cartões amarelos para ambos. Pouco depois, em uma cobrança de escanteio, Andreas Pereira quase marcou um gol olímpico: a batida fechada passou por cima de Lucas Moura e surpreendeu Rafael, que evitou a virada por muito pouco.
Mas foi já no fim do jogo que Aníbal Moreno encontrou Sosa, que desviou a bola para fazer 3 a 2 para o Palmeiras, em um clássico emocionante, com todos os ingredientes de um grande jogo. O São Paulo tentou até o fim. Nos acréscimos, Arboleda cabeceou firme, mas Weverton fez grande defesa para impedir o gol. O time do Morumbi ainda teve uma última oportunidade em cobrança de falta no minuto final com Lucas Moura, que acabou chutando para fora. Assim se encerrou o jogo, com o Palmeiras assumindo a liderança momentânea da competição e o São Paulo acumulando mais um resultado negativo.
O São Paulo agora da uma pausa no caléndario, e só volta em campo dia 16 para enfrentar a equipe do Grêmio as 19:00 em Porto Alegre. O Palmeiras também vai ao Sul, mas para enfrentar o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi na noite de sabádo do dia 11.