Gazeta Esportiva.com
·27 de noviembre de 2025
Filme repetido? Palmeiras também viveu série negativa antes de título da Libertadores em 2021

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de noviembre de 2025

O Palmeiras fará seu jogo mais importante do ano neste fim de semana. O Alviverde mede forças contra o Flamengo na grande final da Copa Libertadores da América. A bola rola neste sábado, a partir das 18h (de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
Às vésperas da decisão, o Palmeiras vive um momento turbulento dentro de campo. A equipe palmeirense não vence há cinco jogos e viu o título do Campeonato Brasileiro ficar ainda mais distante. Para os mais supersticiosos, porém, isso pode ser um bom sinal, já que também aconteceu em 2021.
O Verdão vem de cinco partidas sem vencer no Brasileirão, com três derrotas e dois empates. O time alviverde perdeu para Mirassol (2 a 1), Santos (1 a 0) e Grêmio (3 a 2), todos fora de casa. Já no Allianz, empatou com Vitória e Fluminense, ambos em 0 a 0.
O que alenta o coração dos torcedores palmeirenses é que, em 2021, às vésperas da final da Libertadores – também contra o Flamengo – o Palmeiras de Abel Ferreira passou por uma situação muito parecida. Na ocasião, o Alviverde vinha de um jejum de quatro jogos.
Naquele ano, o Verdão chegou à final da Libertadores após uma série negativa de três derrotas (Fluminense e Fortaleza fora de casa, e São Paulo no Allianz) e um empate (Atlético-MG em casa). Apesar disso, quem saiu com o título do torneio continental foi a equipe palestrina.
Do outro lado, o Flamengo também vinha em alta, cenário que se repete na atual temporada. Em 2021, o Rubro-Negro carioca chegou à decisão com uma invencibilidade de nove jogos, com seis vitórias e três empates. Já neste ano, a equipe amargou apenas duas derrotas no mesmo recorte, com quatro triunfos e dois empates.
A final da Copa Libertadores de 2021 terminou com felicidade alviverde e tristeza rubro-negra. Naquele 27 de dezembro, o Palmeiras venceu o Flamengo na prorrogação, por 2 a 1. Veiga abriu o placar e Arrascaeta deixou tudo igual, enquanto Deyverson marcou o gol da vitória do Verdão.
Palmeiras e Flamengo disputam não só a tão desejada taça da Libertadores, mas também o título simbólico de maior campeão da competição no futebol brasileiro. Um dos dois será o primeiro clube a se tornar tetracampeão da competição intercontinental, superando também o São Paulo.
O Flamengo ainda tem a possibilidade da revanche contra o Palmeiras, que levou a melhor na final de 2021. Enquanto isso, o Verdão tenta evitar terminar a temporada sem títulos, o que seria inédito na Era Abel Ferreira.
Os dois elencos, inclusive, já estão em Lima, no Peru, para a grande decisão da Copa Libertadores. As duas equipes treinarão na quinta e na sexta-feira para a grande decisão. Os técnicos Abel Ferreira e Filipe Luís, assim como um jogador de cada plantel, ainda concederão entrevista coletiva pré-jogo.









































